sábado, maio 06, 2006

Freud

.
E hoje se comemora os 150 anos do nascimento de Freud.
Em Lisboa tiveram lugar duas iniciativas (as que eu tive conhecimento) para celebrar esta data.
A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação foi palco de um seminário, organizado pela Sociedade Portuguesa de Psicanálise, onde participaram alguns ilustres psicanalistas da nossa praça, e onde foi lançado um livro comemorativo da data - "Sigmund Freud - 150 anos depois" da Fenda.

Também o ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) realizou um ciclo de filmes, comentados, sobre a vida e obra de Freud.

Não tenho o dom da omnipresença... Não sei como correu o evento do ISPA. Na faculdade foi bom rever colegas de curso, amigos de outros tempos e psicanalistas que não tenho a oportunidade de ver muitas vezes.
Deu-se lugar ao pensamento, à elaboração. Partir de Freud para pensar a psicanálise no aqui e agora! O acesso ao inconsciente, e como isso provocou uma alteração socio-cultural, o acesso ao sonho, a sistematização teórica a que Freud nos habituou e que emprestou um olhar cientifico ao estudo da mente e do comportamento. A valorização das pulsões, Eros e Thanatos, o reconhecimento de uma sexualidade infantil, etc, etc...
Falar de Freud e de psicanálise é também falar de muitos os que espandiram o seu trabalho, do que a Psicanálise evoluiu depois de Freud, de convergências e divergências!
A mesa que mais gostei - o pensamento de dois homens que muito admiro - Conferência do Prof Carlos Amaral Dias comentada por Porf António Coimbra de Matos - que falaram na "Lógica do Luto a partir de Luto e melancolia"

2 comentários:

  1. Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
    »

    ResponderEliminar
  2. I'm impressed with your site, very nice graphics!
    »

    ResponderEliminar