sábado, maio 19, 2007

"Meme"

(*) Um "meme" é um " gene cultural" que envolve algum conhecimento que passas a outros contemporâneos ou a teus descendentes. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma".

Fui desafiada por esta "menina" a respoder...



Obra paradigmática de Freud "A Interpretação dos Sonhos" de 1900, refiro esta por ser das mais conhecidas.
Freud introduziu uma linguagem que hoje é comum a todos nós, mesmo sem termos a mais pequena noção disso.Introduziu o conceito de inconsciente como ele é tido hoje, como parte da vida psiquica, esta mudança de vértice de observação sobre o mundo interno revolucionou a forma de pensar a natureza humana. Quer queiram, quer não!

Para variar... não passo a ninguém!

11 comentários:

  1. Pronto.... temos o divã de volta!

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz mas já estive tentada a fazê-lo. O pior é se dou com alguém mais louca (entre aspas) do que eu :):):)

    ResponderEliminar
  3. O Freud explica isso... de não passar a ninguem.

    Tome lá p'animar
    http://www.jensdc.com/fun/filmpjes/jouepasaumalin.wmv
    (o Freud também explica isto. Só que! lembrei-me agora, era austríaco, viveu no séc XIX e tinha umas negociações mal explicadas com a irmã da mulher com quem vivia, ao que parece na cozinha e com uma certa pressa...)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo "premio" e excelente resposta ao mesmo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Hummmm... a interpretação dos sonhos! Boa resposta. bj

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Também fui desafiada. Fica para o próximo post. Gostei do teu.

    ResponderEliminar
  8. olha, outro...
    a mim também me espetaram com a "meme" estucha...

    lá vem o sigmundo... grande senhor.
    eu cá não arrisco ler a interpretação dos sonhos simplesmente porque sonho muito e tenho medo do diagnóstico... ainda passava por qualquer explicação edipiana ou coisa que o valha.

    ResponderEliminar
  9. gostei!

    muito obrigada!

    ResponderEliminar