terça-feira, setembro 27, 2016

Crónicas do Mal de Amor

Já tinha ouvido falar de Elena Ferrante, a desconhecida Italiana que do seu anonimato perturbou o mundo da escrita.
Mas passaram uns meses até lhe pegar.
Pelo que me tinham dito esperavam-me momentos intensos, duros, precisava ter dentro de mim espaço para eles.

Este foi o primeiro livro dela que li: Crónicas do Mal de Amor, que reúne os seus 3 primeiros romances - terminado agora mesmo.

À cerca deste livro escrevi a alguém aqui há dias:

"Ao mesmo tempo que o vou lendo, avidamente, tenho a perfeita noção que me fere.
Como dizem os críticos literários (numa frase que geralmente me irrita por ser demasiado fácil e generalizada), é-me impossível ficar-lhe indiferente.
A crueza dos pensamentos, que nos aparecem sem filtros nem maquilhagens, os frémitos do corpo, os impulsos sádicos e vorazes, que mesmo não sendo agidos são retratados com tanta verdade.
Os livros dela de certa forma revelam o mais secreto de cada leitor (de mim), sem falsos pudores nem moralismos. Talvez por isso me doa lê-la.
Talvez por isso a quero ler, tudo!"


Mantenho tudo o que disse então.
Quero ler mais de Elena Ferrante.
Mas pelo meio preciso de ir buscar um qualquer outro livro, com mais inocência, com mais sonho, com mais esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário