terça-feira, outubro 24, 2017

Quando o pensamento nos foge

Foto da Boop - praia de Algés

É-me muito cara a frase de Pessoa "Que prazer ter um livro para ler e não o fazer"
Permite-me de quando em vez fugir sem culpa dos meus afazeres e deixar o pensamento vaguear.
Um destes dias parei o carro aqui, com um texto para escrever em mãos, mas perdi-me por momentos a olhar o rio, a praia, as nuvens, e a na verdade a não atentar a coisa nenhuma.
Os pensamentos foram vários.
E a vontade que de vez em quando me assalta de um momento sem amarras em que pudesse reinventar a minha história. E o pensamento fugiu-me para...
...e depois voltei ao texto!
Que me levou a um bom resultado por sinal! ;)

(Mas vejam lá se o poema de Fernando Pessoa não se encaixa tão bem aqui!)



       Liberdade

          Ai que prazer 
          Não cumprir um dever, 
          Ter um livro para ler 
          E não fazer! 
          Ler é maçada, 
          Estudar é nada. 
          Sol doira 
          Sem literatura 
          O rio corre, bem ou mal, 
          Sem edição original. 
          E a brisa, essa, 
          De tão naturalmente matinal, 
          Como o tempo não tem pressa... 


          Livros são papéis pintados com tinta. 
          Estudar é uma coisa em que está indistinta 
          A distinção entre nada e coisa nenhuma. 


          Quanto é melhor, quanto há bruma, 
          Esperar por D.Sebastião, 
          Quer venha ou não! 


          Grande é a poesia, a bondade e as danças... 
          Mas o melhor do mundo são as crianças, 


          Flores, música, o luar, e o sol, que peca 
          Só quando, em vez de criar, seca. 


          Mais que isto 
          É Jesus Cristo, 
          Que não sabia nada de finanças 
          Nem consta que tivesse biblioteca... 

3 comentários:

  1. Absolutamente perfeito... Pessoa... e o Momento.

    ResponderEliminar
  2. Um momento mágico e o poema encaixa-se com perfeição na fiadas das tuas palavras.

    Beijocas e a foto está 5*****

    ResponderEliminar
  3. Às vezes apetecia-me que a vida fosse mais simples.
    (O que tem mais a ver comigo do que com "a vida")

    ResponderEliminar