terça-feira, março 06, 2018

Manhãs






Tenho ido quase todas as manhãs até à beira mar. Mais para a Esq ou mais para a Dta, aproveito os meses que moro a dois passos da praia.
Acho que procuro nele, no mar, a compreensão da grandeza das coisas. Ou a minha insignificância se preferirem. O contraste entre ele e eu. Desiguais no impacto, na permanência, no fascínio.
Tenho pena que as manhãs tenham sido de maré baixa, é que me tem feito falta a força, a avidez, o destemperamento, a irreverência das águas, para poder complementar a minha aparente tranquilidade, equilíbrio, temperança.
Somos feitos de tantas coisas. De tantos encontros e desencontros. De tantas experiências. De tantos afectos. De tantos papéis que desempenhamos na vida. E de tantos momentos.
Os momentos.
Pensava nos momentos em que permito que me vejam desarrumada. Tão poucos, mas tão preciosos. São tão poucas as pessoas que mereceram que partilhasse afectos confusos (confusos apenas por não estruturados e organizados, mas claros no que comunicavam). De angústia, de ansiedade, de zanga, de riso descontrolado, ou até de prazer.
Essas pessoas também se tornaram matéria daquilo que sou feita. Entram nos meus sonhos e nos meus pesadelos, são referências em novas situações, moldam-me para além daquilo que consigo inteligir.
Mas o mar permanece.
Igual a si mesmo
Indiferente à acção humana.
Sem se deixar moldar. Sem mudar a sua essência.
Contemplo a sua independência, a seu temperamento implacavelmente indiferente à vontade seja do que for.
Não queria ser assim. Acarinho todos os meus momentos. Mas sabe-me bem este contrabalanço com a força bruta da natureza, que reposiciona, pelo menos naquele instante, o peso e o lugar das coisas.

E depois....
...volto sempre ao meu lugar.

2 comentários:

  1. Gostei imenso deste teu texto onde deste vazão a tanta coisa bem reais.

    Quanto ao mar...ainda bem que vis na maré baixa porque sfv na alta não te atrevas porque todo o cuidado é pouco.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. :)
    Sou uma menina prudente!
    Fico na arriba. Se for a isso que o estado do mar obrigue.
    Não é meu objectivo desafiar a natureza.

    Mas obrigada pela preocupação!
    ;)

    ResponderEliminar