sexta-feira, agosto 17, 2018

Intelectuais



Hoje na praia estive perto de um casal de Ingleses, nos seus 60's, ligeiramente obesos, com alguma dificuldade de locomoção, conversa parca, daquelas duplas enraizadas, que se tornam fisicamente parecidos, que se lambuzavam com uma bola de Berlim: "é delicioso!" - dizia ela. "Vamos partilhar!"

Nas minhas mãos um livro de crónicas do Kalaf. Com reflexões mais ou nemos abstratas e intelectuais sobre o lugar de cada um num mundo cada vez mais global e acessível, mas cheio de desigualdades.
A leitura dele sempre perspicaz e inteligente, mostra-me um mundo que não é o meu, e faz-me sentir às vezes "pequenina" por perceber que há tantos mundos neste mundo que me são estranhos.

O simples caricaturado no casal de ingleses.
A crítica intelectual personificada no livro do angolano.

E eu dei por mim a reflectir nas várias formas de se estar no mundo.
E no que tornará as pessoas mais felizes.
E se o "ser feliz" será o mais importante. 
Que uma vida só é pouco.

Que na verdade sabemos todos tão pouco.
E o sabor de uma bola de Berlim na praia é um puro momento de prazer!
E que no meio de pensamentos interessantes e elaborados se lêm disparates sem fundamento algum.

Até que fui chamada à realidade pelas tarefas de uma mãe na praia!

2 comentários:

  1. Boa tarde!

    Convidamos-vos a ler o capítulo 6 do nosso conto escrito a várias mãos "Janelas de Tempo"
    http://contospartilhados.blogspot.com/2018/08/janelas-de-tempo-capitulo-6.html

    Boa semana
    Saudações literárias!

    ResponderEliminar
  2. Esses momentos tão simples fazem parte integrante e essencial da nossa vida.
    Boa semana

    ResponderEliminar