quarta-feira, novembro 07, 2018

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA


Ontem olhei para o relógio às 15h20, havia uma sessão às 15h30 numa sala a 20 min a pé do consultório, hesitei um segundo, peguei na mala e saí para a chuva.
Há algum tempo não dava uma escapadinha até uma sala de cinema a meio do dia de trabalho.

Não soube dizer logo se gostei do filme ou não.
Demorou a assentar.
Mas gostei SIM!

Em 1956, na República Democrática Alemã, alunos de uma escola da cidade socialista de Stalinstadt (actual Eisenhüttenstadt) decidem fazer um minuto de silêncio em honra das vítimas da violência das tropas soviéticas durante a Revolução Húngara, uma revolta popular contra as políticas impostas pelo Governo daquele país. Mas o protesto dos jovens, que pretendia ser essencialmente simbólico, acaba por tomar proporções que nenhum deles estava preparado para enfrentar…
Adaptado da obra homónima do escritor e ensaísta alemão Dietrich Garstka, um filme baseado em factos verídicos que reflecte sobre questões sociais e políticas posteriores à Segunda Grande Guerra

"...De um ponto de vista histórico, o filme é muito interessante, pois não retrata um acontecimento histórico forte e inesquecível, daqueles já vistos imensas vezes nos grandes ecrãs. Em vez disso, uma “pequena” revolução é narrada. Não uma que muda o mundo inteiro, mas que planta as sementes para o surgimento de uma nova mentalidade..."

3 comentários:

  1. Há anos que não vou ao cinema, mas vejo muitos na televisão embora muitos estejam já fora de prazo:))

    Pelo que narras deste deve ser interessante!

    Beijocas

    ResponderEliminar