quarta-feira, dezembro 19, 2018

E de repente estava lá eu.

Já me tinha cruzado com esta informação antes - que alguns países a oriente estavam a implementar a política de carruagens só para mulheres. E que algumas delas se sentiam bastante confortáveis com a ideia.
Na altura falou-se aqui e ali sobre o assunto e lá opinei, com a minha leitura que reconheço muito ocidental, e longe das vivências históricas e culturais da mulher em várias partes do mundo.

Hoje, dei por mim a chegar a uma plataforma de metro e encontrar a informação “carruagem para mulheres e crianças” - fez-me uma impressão!!! Na verdade as mulheres podem andar na carruagem dos homens (viam-se algumas mulheres ocidentais), o contrário está sujeito a multa!
Há uma linha cor de rosa, de uns 20 cm de largura, que marca dentro do metro o território “delas”.
Alguns casais viajam “na fronteira”, ela para lá da linha rosa, ele para cá da linha rosa. E vão conversando na viagem.

Faz-me alguma confusão.




3 comentários:

  1. As nossas perspectivas ocidentais são muito giras quando estamos no Ocidente, quando nos deparamos noutras realidades "in loco" conseguimos aperceber-nos da real dimensão das coisas.

    ResponderEliminar
  2. Aqui no Brasil isso também não existe, parece estranho supor que assim seja, mas, nesse caso, há razões!

    ResponderEliminar
  3. Culturas tão diferentes que podem causar estranheza, mas também te digo que quem procura abrigo num outro país deve obedecer às regras do mesmo, tal como andar de cara tapada etc e tal. Como turista a coisa passa:)))

    Eu própria quando cheguei a Portugal estranhei e de que maneira o cinzentismo dos portuguesas...e tive que me aguentar à bomboca. Mas com o passar dos anos e graças à minha forma de ser e estar mas sem impor nada, só o meu exemplo, fui mudando quem rodeava e no trabalho havias de ver a mudança de colegas para melhor...sobretudo deixarem a lamechice e passarem a sorrir:)))

    Beijos

    ResponderEliminar