terça-feira, julho 23, 2019

O que é o fado?

"Almas vencidas
Noites perdidas
Sombras bizarras
(...)
Amor, ciume,
Cinzas e lume,
Dor ... e pecado"





Diz que faria hoje 99 anos esta senhora.
E por isso falo hoje de fado!

Nunca gostei particularmente de fado.
Mas também nunca me custou ouvi-lo.
Tenho agora, semanalmente, uma fadista comigo.
E como sempre, interesso-me genuinamente pelo seu mundo. E o fado (e as casas de fado, os violas, a competição, etc) faz parte dele!
Passou por isso, discretamente, sem eu quase dar conta, a estar mais presente nos meus dias. Não que ouça fado, porque não oiço... Mas já não me é estranho.

2 comentários:

  1. A Amália tinha uma voz única, sofrida.

    ResponderEliminar
  2. Não tenho o hábito de ouvir fado, mas acho um estilo musical muito bonito, Amália, e mesmo algumas canções brasileiras que foram influenciadas pelo fado da tua terra. Transmite, no mínimo, muita força!

    ResponderEliminar