terça-feira, outubro 22, 2019

O Jonas

Quando era pequena os meus pais mudaram-se para um aldeia a poucos km de Lisboa. A nossa rua era a última, o que me (nos) deu um contexto óptimo para brincar.
Na rua passavam poucos carros (não era sitio de passagem, só os carros de quem morava lá) e por isso era muito seguro brincar na rua - coisa que a minha mãe diz que fazia desde os 2,5 anos de idade.
E, melhor ainda, era o campo que havia em frente. Terrenos ainda desabitados, para nós cheios de aventuras. Ervas altas, amoras, amontoados de pedras de basalto de que fazíamos as nossas "casas", e os muitos e variados pequenos animais, recordo com especial deslumbre os lagartos coloridos imóveis nas rochas a apanhar sol.

A parede da nossa casa era coberta por hera, a janela do quarto do meu irmão aparecia como um rectângulo recortado entre o verde. Eu gostava muito dessa parede.
Quase sempre, no quarto dele, havia uma osga a morar, por detrás de uma estante grande que ocupava toda a parede. Era uma convivência pacifica. Diria até acarinhada pelo meu irmão.

Recentemente voltei, para morar, à aldeia onde cresci. Hoje já não é aldeia - é Vila! E a distância para Lisboa parece ter encurtado - certamente fui só eu que cresci!
Mas talvez por tudo isto nada estranhei quando esta Osga Bebé se infiltrou na casa de banho do meu quarto. Foi baptizada - chama-se Jonas. E por lá anda há quase duas semanas pelo tecto. Eu fico preocupada com ela. Acho que não consegue sair, e que ali não tem com que se alimentar. Vou deixando a janela aberta para ela poder ir embora...

É tão pequenina....

______

PS - (no dia depois) Ontem à noite quando me fui deitar procurei por ele e já não estava lá. Conseguiu sair, terá percebido que ali o alimento escasseava e não se iria safar. Foi à vida dele! 😀

5 comentários:

  1. Não é bicho pela qual nutra grande simpatia, mas admito que como todos os outros criados pela Natureza exerça a sua função na cadeia a alimentar !

    ResponderEliminar
  2. Se a minha mulher visse desatava a gritar e ficava à espera do meu socorro :))

    ResponderEliminar
  3. Fizeste-me recuar no tempo porque apanhávamos as osgas e dentro de casa mal se apanhavam nas paredes iam para o tecto fazer a função que mais gostam: apanhar os mosquitos. São muito geladas daí gostarem de estar ao sol. Quando me deitava mantinha a luz do quarto acesa para as ver no contraste da luz e o meu irmão dizia tantas vezes: mana são transparentes:)

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  4. Gostei do texto, pelas tuas memórias, pelas observações de relevâncias ao que pode parecer, para outros, irrelevante, mas gostei especialmente pelo foco em Jonas, essa pequena criação da natureza! ;)

    ResponderEliminar