segunda-feira, janeiro 13, 2020

O Gospel levou-me à missa


Há muitos (MUITOS) anos que não vou a uma missa a não ser que haja um ritual associado, seja ele casamento, baptismo, funeral, missa de 7º dia, etc...
Porque sinto os rituais necessários para marcar determinados momentos e faltando outra forma de os marcar aceito esta!
Tive uma educação católica, e reconheço o lugar e a importância que teve na minha formação enquanto pessoa. Nunca fui muito ligada, sensível, à questão do pecado, do castigo, da proibição, da culpa. Também nunca me liguei ao transcendente, à salvação, ao misticismo. O que recebi foi um lugar de pertença. Uma comunidade em que me enquadrava e por isso estou grata - muito!

Ora!
Este Domingo houve aqui na vila uma missa que contou com a presença do St Dominics Gospel Choir, e lá fui eu.

O Gospel tem esta coisa mágica de transmitir uma energia, uma força, que me hipnotiza. O cantar de plenos pulmões, a alegria, a dança, e uma tristeza sem fim. As vozes ao serviço da emoção. Tem consigo o "God-spell" a palavra anunciada, a "boa-nova", mas acima de tudo tem a presença das vozes negras, que encontram aqui uma possibilidade de expressão, no canto (no canto religioso) não estão aprisionadas, podem gritar a sua necessidade de aceitação e liberdade, a plenos pulmões, dançando, numa experiência quase catártica.
Eu - eu dou por mim a arrepiar-me quando as vozes do coro inteiro, cantando bem alto, sem amarras, enchem a igreja com uma energia que parece nascer de dentro.

Não são uma Aretha Fanklin, mas...
Valeu a pena!
_________________

PS - Se tiverem tempo oiçam a Aretha Franklin que não verão o tempo como perdido!

4 comentários:

  1. Faz uns dois anos que não vou em uma missa, a última vez fui "por acaso", porque uma amiga (que não mora aqui na cidade) e eu queríamos ir ver como estava a igreja São Domingos depois da reforma e quando chegamos lá descobrimos que em seguida haveria uma missa, no fim das contas participamos. Quando vou em uma igreja, seja lá onde for, a razão é quase sempre a mesma: conhecer a arquitetura do lugar. Gosto de igrejas e cemitérios, apesar de quase nunca visitar esses lugares hoje em dia!

    ResponderEliminar
  2. Aretha Franklin é fenomenal!!!!

    ResponderEliminar
  3. A maioria das missas são uma seca quer nos cânticos quer nas homilias e há muito que deixei de ir.

    No outro dia vi na tv uma que se não me falha a memória era na Madeira...e a alegria dos cânticos e a homilia do padre foram uma conjugação 5*****

    Também te digo que os cânticos de ou em Fátima já me cansam...sempre no mesmo rame...rame:))) que soneira!!!

    Gosto muitp de ouvir Aretha.

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  4. Não sou fã de música "gospel", mas de quando em vez ouço ...
    https://www.youtube.com/watch?v=sjL3Rl4ORfU

    ResponderEliminar