terça-feira, abril 07, 2020

Dia Mundial da Saúde

Eu sei que sou suspeita.
Mas neste dia mundial da saúde quero lembrar as famílias dos profissionais de saúde.
As crianças preocupadas.
Os/as companheiros/as que mesmo preocupados/as se vêm incumbidos/as de receber angústias, as transformar, para que no dia a seguir se volte para a faina!
Ou que ficaram com filhos a cargo, e gerem lares sozinhos/as, devido a quarentenas forçadas.
Sim - eu lembro hoje o outro lado da barricada.

(e aproveito para vos dizer que cá por casa está tudo muito pacifico - ainda não tivemos sobressalto absolutamente nenhum!)

Este é o texto que escrevi para o dito Campeonato de Escrita Criativa

______________

Oiço em retaguarda o concerto dos Zambujo & Araújo no Coliseu, link partilhado por uma amiga nestes tempos de contactos cibernéticos, entrecortado pela ventoinha do ar-condicionado que liguei mesmo estando nós em Abril. Não sei o que se passa convosco, mas eu tenho tido muito mais frio! Virá de fora ou de dentro este frio? Fazem-me falta as ruas movimentadas e o ver do meu quarto, na janela que todos os dias me lança para o mundo, os aviões a rasgar o céu e as velas dos barcos a desenhar o Tejo. Como se não fosse o sol o único a emprestar calor aos dias.
À noite quando me vou deitar são gelados os meus pés, e mantenho-me muito quieta, na tentativa de aquecer e não entrar em contacto com o frio dos lençóis.
Virá de dentro este frio?
Ou é o corpo que de tão quieto se esqueceu de mandar o sangue correr?
Presa a estes pormenores sensórios plenamente consciente que desta forma faço de conta que não reparo na falta que me fazes.
O Zambujo ecoa nas suas letras de terna inocência, faz-me acreditar que podem haver histórias simples, e finais que se não eternamente felizes sempre impregnados de uma cálida esperança.

                                                                                                                              (As horas passam.
                                                                                                                          E sem noticias de ti)
Por isso nada te acontecerá a ti!
Um pensamento mágico talvez. Que me faz crer que aqueles que amo estão revestidos de um manto protector qualquer, e que mesmo enfiando a cabeça na boca do lobo, não serão alvo da sua voracidade predatória, e escaparão à ceifeira encapuçada.
O telemóvel vibra.
“Covid surgery terminada :)”
Esse smile quer dizer que correu bem, certo?
São assim estes dias, só com presente. Amanhã se verá.
O Araújo canta sobre o pináculo da perfeição... e eu sei que mesmo com frio já posso adormecer.


4 comentários:

  1. Uma interessante homenagem, merecida! 🙏

    -
    Fazes-me falta...
    -
    Beijo e uma excelente dia
    "Proteja-se"

    ResponderEliminar
  2. Os tais heróis anónimos.
    Muito são familiares e amigos que apoio como posso.
    Por aqui fiz uma proposta para serem promovidos, independentemente da antiguidade, no final da epidemia.
    Louvores não pagam contas.
    Bfds

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito!
    E temos mesmo uma mensagem e o que está na mensagem
    um beijinho e uma boa noite

    ResponderEliminar
  4. Muito bom, gostei pra lá de tanto :)
    todas as linhas de combate contam e acredito que mais do que nunca, os portugueses fazem a diferença pela sua capacidade de superar e de ajudar, com profissionais exemplares e famílias unidas.

    ResponderEliminar