sábado, maio 23, 2020

Maravilhas! (e porque o azul é a MINHA cor)

Escrever textos (histórias ou estórias) um bocadinho mais elaborados obriga a alguma pesquisa e alguma verificação de informações.
Um destes dias dei por mim a verificar se haviam algumas colmeias perto de Monsanto, na Beira Baixa. Não encontrei dados relevantes, e por isso segui a minha história descansadamente (se calhar é uma estória, mas nunca me habituei à ausência do “h”!)
Sempre tive admiração e muito respeito por estes pequenos seres alados.

O que eu não sabia é da existência de abelhas azuis!
E que bonitas são!

Deixo-vos aqui duas espécies:
As “Blue Banded Bee” - animais endémicos da Austrália - as fêmeas têm quatro listas azuis e os machos 5.



E as Osmia Calaminthar, uma espécie rara, que se julgava extinta, mas foi encontrada recentemente na Flórida.


Digam lá se não são lindas!!!?





8 comentários:

  1. E são abelhas que fazem o mel - comestível - ou serão tipo vespas?
    Que é uma espécie bonita, não há dúvidas
    .
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Confesso que nunca tinha visto azuis! :)
    -
    Será loucura certamente ...

    Beijos e um excelente fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  3. vivendo e aprendendo. só por isso já teria valido a pena passar por aqui. a natureza não pára de nos surpreender. Muito bonitas.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha! Nunca tinha ouvido/visto tal coisa!

    ResponderEliminar