sábado, maio 09, 2020

O mar...

Fuga hoje até ao Guincho

Uma após uma as ondas apressadas

Uma após uma as ondas apressadas
Enrolam o seu verde movimento
E chiam a alva espuma
No moreno das praias.
Uma após uma as nuvens vagarosas
Rasgam o seu redondo movimento
E o sol aquece o espaço
Do ar entre as nuvens escassas.
Indiferente a mim e eu a ela,
A natureza deste dia calmo
Furta pouco ao meu senso
De se esvair o tempo.
Só uma vaga pena inconsequente
Pára um momento à porta da minha alma
E após fitar-me um pouco
Passa, a sorrir de nada.
23-11-1918
Odes de Ricardo Reis . Fernando Pessoa


4 comentários:

  1. Que belo passeio. Tenho tanta saudade de ver o mar, e tenho-o tão perto e tão longe.

    Boa noite

    ResponderEliminar
  2. Bom dia:- Gosto de passear pelo passadiço junto ao mar. Resido tão perto mas, atualmente tão longe derivado ao confinamento e, reconheço, ao medo do maldito vírus.

    As fotos são magistrais. Ilustram maravilhosamente o soberbo poema.
    .
    Um domingo feliz
    Cuide-se... Proteja-se.

    ResponderEliminar
  3. As fotos estão fabulosas e o mar do qual matei saudades no dia 4:)
    Quanto à Ode prefiro outras porque não gosto de tudo do Fernando Pessoa:(

    Beijocas e um bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Também quero uma fuga assim :)

    ResponderEliminar