terça-feira, setembro 29, 2020

"Não saias"

“Não saias, é melhor voltares para trás”. 

A mensagem estava escrita desde as 5h33 e eu esperava pelo momento certo.
Um nervoso que se instalava no estômago revelava a amplitude do impacto esperado.

O sol nasceu à hora prevista, e os rituais matinais repetiam-se em todas as casas. 
Os procedimentos automatizados anulavam parcialmente o efeito da sonolência de alguns, enquanto que uma energia renovada fazia outros saltarem da cama.
Cada casa com os seus ritmos tão secretos quanto normais.

Às 7h11 Mário, que saía apressado já atrasado, recebe a mensagem “Não saias, é melhor voltares para trás”.
Ao mesmo tempo que o toque se repetia no telefona da Gabriela, do João, do Ricardo, da Cláudia, todos com a mesma mensagem. “Não saias”.
A mensagem caía, em todos os telefones do distrito.
Imaginei a inquietação de milhares de anónimos. 
A apreensão, o medo.
Iria fazer com que ficassem em casa, tinha a certeza!
A tentativa simultânea de ligar para o número do remetente causou um lock down nas redes e bloqueou todas as comunicações.

No ecrã à minha frente a representação gráfica das interações entre telemóveis estava sem actividade. E a mensagem “System failure” piscava intermitente. Uma sensação de júbilo começava a invadir-me. Estava próximo de atingir o meu objectivo.
Num misto de cautela e ansiedade levantei-me e dirigi-me à janela. Seguramente tinha conseguido parar o mundo, iria provar que ao contrário do que pensa a minha chefe medíocre, eu seria capaz de fazer algo memorável, que ficaria para sempre na história da telecomunicações. Uma lição por me ter despedido.

Afastei as cortinas devagar para gozar o meu triunfo.

Lá fora o dia corria normal, tantos carros como dantes, tantos transeuntes, os cafés cheios para a bica da manhã, e nas paragens dos autocarros as mesmas pessoas de sempre.

Afinal no que falhei?

5 comentários:

  1. Janela Indiscreta, recorda-se?
    Foi disso que me lembrei ao ler o texto e ver a foto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fotografia tem realmente o seu quê de “Janela Indiscreta”. :)
      Mas neste caso o “mal” está claramente para cá da janela.
      Mais uma resposta a um desafio do campeonato de escrita criativa. Ansiosa para ver a resposta da Gabi ! :)

      Eliminar
  2. Uma publicação simplesmente fantástica!:))
    -
    Coisas de uma vida
    -
    Beijos, e um excelente dia :)

    ResponderEliminar
  3. :) Gostei muito! A descrição, o ambiente e o final
    um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Tu escreves p'ra caramba e dou-te os meus parabéns por esta fantástica história.

    Beijos

    ResponderEliminar