domingo, setembro 03, 2017

Quando eu morrer



Não gosto de flores.
Não gosto de flores em arranjos.
Não gosto de flores em arranjos fúnebres.

São coisas belas que morrem ali presas enlaçadas, amarradas. Cingidas num espaço exíguo que contraria a sua natureza expontânea, desalinhada. Murcham pouco a pouco... Perdem o brilho... O fulgor... 

Não gosto de flores nas jarras, nos arranjos, nos arranjos fúnebres.

Quando eu morrer...
Quando eu morrer não me levem flores! Levem-me poesia! 
Escrevam num papel os afectos
Peçam, se quiserem, palavras emprestadas a um poeta, a uma canção.
Façam-me um desenho.
Escrevam "gosto de ti" ou "nunca vou esquecer aquele dia em que..." ou "eras tão irritante quando..."
Depositem no caixão papéis com a vossa caligrafia, ou com a tinta da vossa impressora.
Gosto de palavras!
E do cheiro do papel.

Deixem que os meus filhos recolham depois os papéis que se foram juntando "no meu colo", e que assim levem com eles partes de mim que se calhar nunca tive oportunidade de lhes mostrar.
Será tão mais colorida a despedida.

Quando eu morrer troquem as flores por palavras. Digam-me coisas como se vos pudesse ouvir mais uma última vez.
E falem uns com os outros. Contem histórias, de um passado comigo, e de um futuro sem mim.

Quando eu morrer não quero flores.

PS - não gosto particularmente desta música, mas é mais ou menos isto



3 comentários:

  1. Já somos duas a pensar o mesmo e só falta acrescentar as velas que detesto e quero ser cremada! O caixão o mais barato que houver no catálogo:))))

    Quanto aos bilhetes também não os quero porque seria mais uma "tralha" na mala das recordações de uma das filhas:)))

    Foi assim com o meu irmão, com o meu pai e um dia ai daqueles que não obedeçam.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá então à conversa fúnebre!
    :)
    Cremada sim! Mas na verdade tanto me faz, já não vou estar cá!
    Velas - não gosto das habituais, círios acesos a cada canto do caixão, mas gosto da chama, sempre irrequieta e quente. Não me importava de uma pequenina daquelas baixinhas e redondinhas.
    Caixao - o mais simples sim!

    Os papéis... Gosto de legados. E da ideia de que há sempre mais alguma coisa a descobrir sobre alguém.

    E gostaria que se rissem mais do que chorassem. Que se celebre a vida que é a única que temos!
    Que conversassem sem se preocuparem se estão a fazer muito barulho. Que a seguir se juntem e façam um bom jantar e bebam um bom vinho, ou umas canecas de cerveja. Que às lágrimas se acrescentem risos.

    Mas na verdade não estaremos cá para saber o que acontecerá!

    ResponderEliminar
  3. Gostei desta converseta sim senhora:))

    Gosto de velas mas não as fúnebres como referes:) e só vou a um funeral quando quem fica me diz muito. Não sou pessoa para ir por quem faleceu e numa obrigação aparvalhada. Não é por acaso que é nos funerais que vemos gente e até familiares que há anos e anos não dão sinal algum.

    Beijos

    ResponderEliminar