terça-feira, janeiro 16, 2018

Sem saber o meu pai levou-me a passear 😊


O meu pai andava sempre a pé por Lisboa.
E ainda anda!
Sempre foi um homem reservado, metido com os seus jornais, revistas, telejornais e música clássica. A vida dele era-me(nos) inacessível. Eu não percebia ao certo o que ele fazia (era programador na altura em que os computadores ocupavam salas inteiras) nem me era familiar o mundo por onde andava - a enorme Lisboa, que parecia conhecer como a palma da sua mão, chamava as ruas todas pelos seus nomes, e nas raras vezes que íamos de carro até lá (vivíamos a uns 15 Km da cidade), parecia conhecer todos os caminhos, sentidos, rasteiras...

Hoje andei eu (mais uma vez) a pé por Lisboa. Ganhei o hábito de (quando tenho tempo) me deslocar a pé - desta vez da oficina ao trabalho, e depois o caminho contrário.
Quando passava ali perto da Gulbenkian num passo acelerado, que o tempo não era muito, dei por mim a pensar onde raio fui eu ganhar este gosto de me deslocar assim, a brincar comigo própria, descobrindo os caminhos mais directos entre um ponto e outro.
Pode parecer estranho mas nunca tinha ligado esse gosto/hábito ao senhor meu pai.
E este clic fez-me sorrir... Afinal sempre vou descobrindo afinidades!

Quando cheguei hoje ao pé dele disse-lhe:
- Hoje fiz como tu! Andei a pé por Lisboa!
Ele sorriu
- Parabéns Pai! - e dei-lhe um beijo - faz 75 anos hoje.


4 comentários:

  1. Parabéns ao teu pai! 75 anos dá direito a bodas de diamante ou é só para casamentos?

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao teu pai por mais este aniversário.
    Quando trabalhava em Lisboa ia de comboio ( e mesmo depois de ter carro) e nas milhentas deslocações que fazia era sempre a pé. Tudo teve um fim e reformada acreditas que se fui umas 10 vezes a Lisboa foi muito? O carro esse...não irá a Lisbonne e por aqui só em grandes deslocações cujos transportes públicos deixam muito a desejar e o gasto é bem maior.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Dá direito a familia junta! Filhos, netos, genros e noras!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu aprendi a gostar de andar a pé há pouco tempo.
    Gosto!
    E as distancias deixaram de me assustar desde que fiz o caminho de santiago.
    Agora é ir!

    ResponderEliminar