quarta-feira, julho 03, 2019

8/30 Os Transparentes



Estive tanto tempo sem apresentar resultados do meu desafio para este ano... - 30 livros!
Será que ainda lá chego?

Mas aqui vamos!
"Os Transparentes"
de Ondjaki

Primeiro peço palavras emprestadas:
"A história do homem transparente e do prédio onde vive está marcada por um delicioso registo humorístico, por vezes irónico, que se constitui como contraponto às acutilantes denúncias da degradação social e à visão amarga da vida na capital […] É no mesmo registo bem humorado que outras obras da literatura mundial são convocadas para a representação das coisas angolanas: antes de mais Dom Quixote, de Cervantes, através da nomeação do assessor do ministro, o SantosPrancha; mas também Camões, presente na designação atribuída ao galo a quem falta um olho, o GaloCamões; ou ainda James Cain com a referência ao carteiro que toca sempre duas vezes."
Agripina Carriço Vieira, JL

E as minhas:
Na verdade demorei a lê-lo. Foi ficando na mesinha de cabeceira, no carro, no sofá... Mas na ultima semana li os últimos 2/3.
Uma Luanda corrupta, onde se vive de oportunidades em todos os escalões sócio-económicos. Retrata muitíssimo bem a omnipotência da ignorância. A prepotência de quem tem algum tipo de poder sobre o outro (mais uma vez a qualquer nível sócio-económico). E de como a se "desaparece" nesta cidade tumultuosa - a metáfora do homem transparente está muito bem conseguida!

Todos os escritores africanos que li têm uma educação europeia. Não sei se é impressão minha (leia-se egocentrismo, falta de capacidade de olhar para além de mim mesma, o que quiserem), mas sinto-os neste olhar de fora, numa leitura simultaneamente de dentro, e de um olhar estrangeiro, exterior, de quem lê "para além de".

Bem.
Lido!
Venha o próximo!

1 comentário:

  1. Já o li e adorei. Como bem sabes eu gosto muito deste meu jovem conterrâneo. Não o conheço pessoalmente mas vejo sempre quando dá entrevistas e é tão simples, humilde, realista e um magnifico escritor e poeta.

    Beijos

    ResponderEliminar