domingo, novembro 24, 2019

26/30 Na floresta


Uma realidade dura e crua que não queremos crer que seja possivel.
A construção de um assassino.
Brilhantemente contada. O direito e o avesso da história. Percebemos empaticamente que há circunstâncias extremas na vida de alguém que provocam estragos irreparáveis. Ao mesmo tempo que nos horrorizamos com actos violentos e desumanos.
A viagem a uma mente psicótica.

O capítulo que me causou mais impacto foi mesmo o primeiro, o da infância. Esse foi para mim um verdadeiro murro no estômago. O restante, foi lido num ápice, mas de alguma maneira não foi tão inesperado. Como se depois de uma infância assim tudo fosse possive!
Gostei!
Quero ler mais Edna O’brien. Mas não foi um 5⭐️. 4!

A sinopse:
Baseado num caso real que chocou a Irlanda nos anos 90, Na Floresta conta-nos a história do regresso de Mich O'Kane, o Kinderschreck, a casa. Órfão violento e perturbado, tratado desde criança por todos como um bicho-papão, ninguém na pequena comunidade onde cresceu consegue lidar com ele. Até que uma jovem mãe e o seu filho de quatro anos desaparecem na floresta. 
Descrito pela crítica como um dos romances mais ambiciosos e expressivos de Edna O'Brien, Na Floresta arrasta o leitor para o interior da mente psicótica de um assassino, compondo um retrato chocante e compassivo da solidão, do desespero e da violência.

3 comentários:

  1. Agradeço e anoto a sugestão.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. No final, será uma lição como no livro "O perfume"?

    Fiquei com muita vontade de ler!!

    ResponderEliminar
  3. A grande diferença é que "O Perfume" é ficção. E esta foi uma história real. Torna tudo mais preverso.
    E se tem uma lição?
    Não sei.
    Mostra a presença simultânea de Eros e Thanatos

    ResponderEliminar