quinta-feira, dezembro 12, 2019

29/30 Serpe - As três águas do encanto


Este foi um dos livros que comprei na feira do livro.
As ilustrações foram feitas pelo Rodrigo Mota, quem fez as ilustrações do meu livro, e foi apresentado na feira no mesmo dia que o meu.
Fui ao livro pelo ilustrador, não sabia bem ao que ia.

É um mergulho no mundo feminino
Dividido em 3 capítulos aborda os três sangramentos da mulher. A menarca, a primeira relação sexual, e o ter um filho.

Em jeito de poema cantado as frases aparentam um registo onírico, e como é natural dos sonhos algo fragmentado. Um discorrer em associação livre, algo caótico - como se o fio condutor pertencesse unicamente a quem sonha e para sempre inacessível na sua verdadeira essência a quem corre atras das palavras - o leitor.
As ilustrações espelham isto mesmo - captam os elementos soltos tentando segura-los no papel nessa outra linguagem que é o desenho.

Eu só consegui verdadeiramente mergulhar na primeira parte do livro. Consegui lê-lo na minha própria voz, ao meu ritmo. A minha cadência é diferente da da autora (que ouvi ler na apresentação do livro). Terei emprestado ao texto uma velocidade mais lenta, um ritmo mais sereno, e por isso pude encontrar ali parte da minha história - e enquanto consegui fazer isso gostei muito de ler.
Mas os femininos são múltiplos... e não me revi nas outras duas partes.

E fiquei a pensar:
lustrar este livro deve ter sido um desafio e peras!


3 comentários:

  1. Boas Festas !
    https://www.youtube.com/watch?v=Cne3GAB4W5I

    ResponderEliminar
  2. Pelo que entendi, palavras que te prenderam até certa parte... Mas me pareceu interessante a tua descrição, e "As três águas do encanto" é uma boa frase.

    ;)

    ResponderEliminar