terça-feira, dezembro 03, 2019

Crónica de Paris 2

Leonardo Da Vinci
São João Baptista - (entre) 1508-1519
Sobre a exposição alguém escreveu:
"A maior exposição dedicada a Leonardo da Vinci está patente, no Museu do Louvre, em Paris. São 162 obras reunidas num só espaço para assinalar os 500 anos da morte do génio do Renascimento.
A retrospetiva tem pinturas, desenhos, manuscritos, esculturas e outros objetos do mestre italiano, que foram reunidos ao longo de dez anos, num trabalho de pesquisa que exigiu pedidos de empréstimo em todo o mundo. Vai encontrar por lá 11 dos 20 quadros atribuídos a Leonardo da Vinci. Entre eles, “Santa Ana”, “São João Batista” e a “Virgem Benois”, emprestados pelo Museu Hermitage de São Petersburgo, na Rússia. 
Até a rainha Isabel II permitiu que 24 desenhos que estão na posse da coroa britânica fossem enviados para Paris para serem expostos temporariamente no Louvre. O British Museum, em Londres, e o Vaticano, em Itália, também emprestaram algumas obras.
Depois de muita negociação, Itália aceitou emprestar o famoso “Homem Vitruviano”, obra exibida na Galeria da Academia de Veneza (Itália), mas que vai mudar-se para o Louvre durante dois meses."
Para mim foi verdadeiramente... maravilhoso!
(que dificuldade em escolher o adjectivo)
O que mais gostei foi de ter acesso ao trabalho, ao processo de construção, e vislumbrar (apenas assim um bocadinho muito pequenino) o como um génio trabalha.
Ou seja o que gostei mesmo foi de ver os esboços. Os estudos. Os cadernos onde anotava e explanava as suas ideias. Os seus estudos sobre TUDO!. Botânica. Mecânica. Anatomia. Astronomia. Matemática. (...)
Alguns eram apenas um papel recortado.
A letra desenhada
As linhas todas milimetricamente escritas na sua caligrafia desenhada.
É que aquilo é mesmo "The real stuff"!!!!!
Demorei-me o que pude frente a cada uma das peças da exposição.
Como imaginam a sala estava cheia, de gente como eu que se demorava frente a cada pedacinho de papel.
As visitas são previamente reservadas on-line. o bilhete permite entrar num intervalo de 30 min. O nosso era para as 9h (podiamos portanto entrar até às 9h30). Saímos de lá por volta das 11h.

Se tiveram oportunidade (ou a oportunidade de criar a oportunidade) VÂO!!!!

2 comentários:

  1. Com certeza deve ter sido verdadeiramente maravilhoso. Infelizmente estou longe demais da exposição!

    ResponderEliminar