Hoje na ementa chícharos com bacalhau e broa.
Já tinha comido duas vezes na pousada de Ourém, mas nunca tinha feito.
Ficaram mesmo bons!!!
Nunca vi à venda (na verdade também nunca procurei), imagino que seja um daqueles produtos regionais que só estejam à venda em zonas especificas.
Os meus pais trouxeram-me-os de uma viajem de fim de semana que fizeram há pouco tempo.
Há todos os anos em Alvaiázere o evento da "Capital do Chícharo" onde ao que consta se cozinham os Chícharos de todas as maneiras e feitios.
O Chícharo fica assim a meio caminho entre o grão e o tremoço. Há receitas para todos os gostos, desde a Chicharada - semelhante à feijoada, com enchidos e "cenas" do porco - aos pratos com bacalhau, chegando aos doces, com pasteis e pudins.
Deixo-vos uma fotografia dos "meus"!
:)
Acho que nem tinha ouvido falar. bj
ResponderEliminarNão faço ideia do que seja, mas pela descrição é coisa para eu gostar. E a tua receita também não deve estar nada má.
ResponderEliminarNunca tinha ouvido falar! E sobre o bacalhau, porco e quaisquer outros tipos de carne, não como, prefiro vivos nos seus lugares naturais! :)
ResponderEliminarE eu, que pensava que os chicharros fossem exclusivamente, carapaus dos grandes, com mais ou menos 'erres', conforme o uso e a pronúncia da terra.
ResponderEliminarSempre a aprender, mas, entre grão e tremoço não conhecia, nem conheço, nada por aqui. Faço muitas vezes é bacalhau com broa e 'recheio' de grelos cozidos.
Com uma boa cebolada no fundo do pirex e regada no final, com um bom azeite, fica óptimo.
Desconhecia por completo. Aprender todos os dias:)))
ResponderEliminarBeijocas