terça-feira, fevereiro 11, 2020

...revisitar...

"J'aspire aux autres bisous...
Le doux, le tendre...
Qui viendrait avec le calme des jours.
Mais le désir de ma bouche est encore vorace."


Escrito, há já uns 2 anos, no museu Rodin, em Paris, frente a esta escultura que não deixa ninguém indiferente.


Mais sobre O Beijo de Rodin:
(que informação também é cultura)
Dois amantes estão travados num abraço infinito. A força emocional e a vitalidade dessa escultura monumental fizeram dela uma das obras de arte mais conhecidas do mundo.
As formas suaves e fluidas dos amantes contrastam intensamente com o bloco de mármore rudemente talhado ao qual estão presos – simbolizando sua união terrena.
Paixão e desespero são evocados pelo paradoxo da sensualidade carnal reproduzida tão fielmente na pedra fria e inanimada, enfatizando, como disse certo crítico, “a união impossível das almas por seus corpos”.
O interesse de Rodin em liberar a figura humana da pedra reflete sua admiração por Michelangelo.
A escultura representava originalmente Paolo e Francesca, dois personagens emprestados a partir de A Divina Comédia de Dante: mortos pelo marido de Francesca, que os surpreendeu na troca do seu primeiro beijo, os dois amantes foram condenados a vaguear eternamente através do Inferno.

2 comentários:

  1. Adoro Rodin! Tive uma sorte fenomenal da última vez que estive em Paris, pois havia uma exposição enorme dedicada a ele no Grand Pallais (https://mergulhosf.blogspot.com/2017/06/352-momento-cultural-rodin-no-grand.html) e lá re-descobri o "outro" beijo.

    ResponderEliminar
  2. As mãos... as mãos parecem impressionantes, mesmo com este tamanho de imagem.
    Deve mesmo ter-se inspirado em Michaelangelo, que ficou conhecido por também saber fazer esculturas de mãos como nunca antes.

    ResponderEliminar