domingo, abril 12, 2020

Páscoa 2020


Estive a ver as estatísticas, o último census diz que mais de 80% da população portuguesa é católica (deve querer dizer que são baptizados), mas que apenas 20% - mais coisa menos coisa - é praticante.
Sinceramente não sei bem o que isto quer dizer.
Eu própria fui educada como católica, segui todos os preceitos, e grande parte dos meus amigos acreditam neste Deus feito homem. Muitos deles inclusive não percebem porque não sou eu mais como eles.
Na verdade a Páscoa a mim nada me diz. A imolação. O sofrimento para a expiação dos pecados. O caminho para o calvário.
Entendo o enquadramento histórico, as leituras simbólicas, mas mexe-me com os nervos o sentimento que permanece de uma igreja que manipula os seus fieis através do medo e da indução de culpa.

Podendo ficaria apenas com o positivo, construtivo, cooperativo de todas as religiões.

Serei eu mais uma humanista?

Seja como for...
É Páscoa!

E este ano sem encontros familiares, nem sacrifícios de cabritos...
Eu... aproveitei para abrir um excelente vinho - um "Quinta do Mouro" de 2012 - da região de Estremoz. Que os vinhos não foram feitos para enfeitar as garrafeiras. 
E faço-vos um brinde, seja qual for a religião que professem! 



6 comentários:

  1. Sou católica pouco praticante e como tal pertenço ao teu time e sinceramente a Páscoa não me diz rigorosamente nada. Apenas gostava porque nos juntávamos-nos na casa da filha e devido ao que se sabe estou em casa sozinha:)

    Também nunca fiz promessas e com todo o meu respeito aceito quem as faça e com cenários que...enfim
    Respeito igualmente todas as religiões.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Sou católico. Acredito nas leis de Deus. Mas sou muito pouco praticante. Acreditar e rezar pode ser feito em qualquer casa ou lugar, não é mesmo?
    .
    Um domingo de Páscoa muito feliz, extensivo a toda a família

    Cumprimentos Pascais

    ResponderEliminar
  3. A igreja são os homens e as mulheres que a compõem, os seus males são os males desses membros. A procura do positivo, do cooperativo faz parte do trabalho de construção de uma melhor igreja. :)

    Uma Boa Páscoa, com tudo o que dela merecemos, incluindo esse tal vinho. :)

    ResponderEliminar
  4. Cada um acredita no que entende. Lol A Mim habituaram-me a ser católica. :) Esta quarentena veio mostrar que podemos passar a Páscoa muito limitados. A saúde é muito mais importante!

    Boa Páscoa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto da Páscoa, independentemente de ser crente ou não, acho extraordinário histórias de inspiração bíblica pautarem-nos a vida/e o mundo. Por outro lado, também prefiro a Páscoa por não haver aquela histeria pegada como há no Natal.

    ResponderEliminar
  6. nem baptizado sou, por isso só cá venho pelas amêndoas... que ainda por cima nã vieram... é isto...

    ResponderEliminar