domingo, julho 12, 2020

Que maravilha!

Um post nada comum por aqui mas às vezes encanto-me com estas coisas!
Vejam o video, é curtinho, mas mesmo assim com dois tipos de interpretação do instrumento. Como seriam os sons de há milhares de anos?

O arqueólogo e doutor em música pré-histórica Jean-Loup Ringot foi gravado enquanto tocava o litofone, um instrumento feito de rochas e pedaços de rochas capazes de produzir notas musicais a partir da vibração gerada pelo contacto dos objetos

Para quem não conhecia o litofone, ele é um instrumento pré-histórico — tocado há mais de 7 mil anos — encontrado por todo o continente africano, assim como na América do Sul, Austrália, Azerbaijão, Inglaterra, Havaí, Islândia, Índia e noutros locais onde viviam os nossos ancestrais. Portanto, não é propriedade de apenas uma cultura, mas sim uma descoberta da humanidade, que em contacto com a natureza, entendeu as propriedades musicais das rochas.
Assim como o litofone, que produz notas a partir do contacto das rochas, existem uma série de instrumentos que funcionam da mesma forma que ele — mas, claro, sem o uso pedras —, como o xilofone, a marimba, glockenspiel, o gamelão e o vibrafone.



6 comentários:

  1. Muito interessante mesmo.
    Grata pela partilha :)
    Boa tarde

    ResponderEliminar
  2. Vou ver a seguir. Para já, acabei de receber o email do novo CNEC e enviei para ti
    um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Estive a ouvir e surpreendeu-me, não estava à espera que pudesse soar assim

    ResponderEliminar
  4. Dá vontade de dizer - que grande pedra!!! :)))))
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Na minha terra e na sua aldeia havia um "soba" que tocava em pedras mais pequenas e foi quando fiquei pasmada. Tocava outro instrumento o Kisange que era obra.

    Também me ensinou a ouvir verdadeiras notas musicais de pequenas cascatas a baterem nas pedras. Sabedoria ancestrais das quais tenho imensa saudades...e maldita guerra que...deixa p'ra lá!

    Gostei.

    Beijocas e uma boa semana

    ResponderEliminar