quarta-feira, agosto 12, 2020

27/35 A Dádiva


Toni Morrison foi a 1ª mulher negra a ser distinguida com o prémio Nobel da literatura (1993).

Trama decorre na América do Norte nos finais do século XVII.

Traz-nos a multiplicidade de vozes, dos negros, dos indígenas, dos enjeitados, que dificilmente conseguem concertar-se umas com as outras. 

A brutalidade das vivências é atenuada pelo olhar algo infantil (mas cheio de dor, de solidão, de abandono, de paixão e de raiva) da narradora. A menina negra - Florens - que é aceite como pagamento por um homem bom que tenta manter-se à margem do negócio de escravos.

Leitura não é fácil por o estilo da escrita ser algo tempestuoso. A autora entra no pensamento dos seus personagens que partilha connosco num registo nem sempre articulado e consequente. (Mas coerente)

“Separados da alma da terra, insistiam na aquisição do seu solo e, como todos os órfãos, eram insaciáveis. Era seu destino mastigar o mundo e cuspir um horror que destruiria todos os povos anteriores”


3 comentários:

  1. "A Mercy"... Não li. E não vou ler por enquanto. Já há uns tempos que prefiro leitura mais leve, nada de muito complicado, que me disponha bem... Porque chegou o último livro de Daniel Silva, tenho que o ler antes de o ter que devolver à biblioteca porque a lista de espera é longa.

    Continuação de boas férias.
    :)

    ResponderEliminar