Caminha devagar no passeio de betão que acompanha o rio. Ainda tem tempo e por isso deixa que o olhar se perca nas águas escuras. O rio ali parece profundo, tem um tom esmaltado que o torna impenetrável, se peixes há não se vêm. A superfície prateada assemelha-se aos objectos mágicos das histórias da infância - algo hipnótica - como se alí pudessem estar contidas todas as suas memórias.
Num momento mágico, num estado de semi-consciência, vê no rio , como se de um espelho se tratasse, uma lembrança que julgava perdida. Devia ter 5 anos, e colhia flores amarelas com a avó, malmequeres? Não, eram azedas! Apanharam uma braçada delas – sorrisos nos rostos – e fizeram colares. Era preciso separar as flores do talo com muito cuidado e depois enfia-las uma a uma num fio de sisal - saudades da avó.
Leva a mão ao ventre onde germina a semente. Se for menina gostaria de dar-lhe o nome da avó.
Tem uma ideia que a repugna e a faz abandonar o corrimão de onde olha o rio. De que o rio guarda todos os seus mortos, que as memórias que lhe traz são de um encantamento perverso, visitar o paraiso perdido de quando ainda ninguém tinha morrido.
Rio – manto cinza-negro da silhueta esquelética encapuçada.
Incapaz de encarar as águas vira-lhes costas.
Com as duas mãos na barriga ainda lisa afasta a nuvem sombria. Vai contar-lhe hoje. Vai ser pai. Se for rapaz terá o nome do pai.
Começa a sentir-se zonza, a visão turva-se-lhe, o local combinado fica cada vez mais inacessivel, como se se afastasse ao invés de ficar mais próximo - angústia.
Acorda e demora a situar-se - Gonçalo - novamente a dor da morte a apunhala. Sonhar é a sua tortura. O outro lado da cama permanece frio.
Muito bem escrito e por isso gostei muito apesar de ser triste.
ResponderEliminarum beijinho e uma boa semana
Acho que não respondi bem ao desafio - de um final surpreendente...
EliminarComo sempre acabado em cima do joelho - enviei-o às 23h45...
E mesmo em cima do joelho escreveste um texto lindíssimo (e venceste-me na hora, escrevi e enviei o meu confortavelmente antes pelas 23.00 :)
EliminarRecebi um email quanto a estar para começar o 51º Campeonato de Escrita - para já não estou a pensar inscrever-me neste
um beijinho e um bom dia
Se ele for como eu vai dar pulos.
ResponderEliminarE na manhã seguinte correr a certificar-se no laboratório mais próximo.
Ainda bem que grande parte das gravidezes correspondem à concretização de sonhos.
EliminarMelancólico mas imensamente belo...tiro-te o meu chapéu.
ResponderEliminarBeijos e um bom dia
Obrigada Fatyly.
EliminarBeijo
Uau. Poderoso e muito belo texto!
ResponderEliminarBoa noite!
Beijo
Obrigada Cidália!
Eliminar