terça-feira, outubro 13, 2020

Nunca falo

Cayetano de Arquer Buigas
Moça lendo o jornal


















Gosto ao sábado de passar pela papelaria do Sr Abreu e comprar o Expresso. Sigo para a padaria e depois para casa onde preparo um chá e me sento à mesa a lê-lo. Hoje em destaque na primeira página vem uma noticia da angolana, filha do presidente. Não sei porquê mas esta mulher intimida-me. Age como se o mundo fosse dela e as fronteiras servissem apenas para seu proveito.
Note-se que não percebo grande coisa de politica nem de economia internacional. 
Gosto de pensar que percebo alguma coisa de pessoas.
E esta....
Mas se calhar muito poucas pessoas leem esta noticia a pensar em ti.
O teu nome não aparece no jornal, nunca aparece!
Mas sei-te por de trás de cada jogada.
Como é que uma mulher como esta te escolhe a ti, o miúdo com quem passei os dias intermináveis da adolescência, para a representar.?
Quando foi que cresceste tanto?
Não te intimida, ela?
Ainda ontem chorámos juntos amores perdidos, rimos de parvoíces, apanhámos os dois o barco para uma tarde na Costa da Caparica. Eu 14, tu 16... eu 16, tu 18...
Ainda hoje se precisar chorar é o teu colo que procuro.
Sei-te.
Não sei dizer melhor.
O que é que eu perdi de ti, que não vi como aqui chegaste?
Não és seguramente para ela o mesmo que és para mim.
Serás o que és para mim para mais alguém?
Contigo sinto que guardo um bem precioso, como a ternura da infância, ou a inocência de uma conversa noite dentro na rua, à porta de casa.
Se alguém te perguntar o que nos une saberás responder?
O meu marido chega e dá-me um beijo leve.
Não lhe falo de ti, nunca falo... nunca soube explicar-te.
Dá-me a mão. Sorrio-lhe.
Também nunca soube falar-te dele a ti.




10 comentários:

  1. Excelente publicação!:))
    -
    Inocência confinada...
    -
    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  2. Gostei. Fiquei intrigada sobre quem seria e gosto da profundidade que encontro nos teus textos - vou estar a torcer para que continues nos 16 e subas
    um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto dos meus textos.
      Mas não escrevo com o estilo que este júri promove.
      Sem problema - estão no seu direito.
      Às vezes aparecem por lá textos muito bons! Outras.... enfim....
      O desafio para mim é mesmo ver se me sai alguma coisa cá de dentro!

      Eliminar
  3. O Expresso é leitura obrigatória há MUITOS anos.

    ResponderEliminar
  4. Também li e sempre que vejo a Isabel dos Santos penso...como mudaste tanto movida pelo poderio do papá e a ganância de ter muito. Para mim não foi novidade nenhuma porque sabia bem que o império Dos Santos é igual ao Dos Salgados porque tudo que é feito em pilares indecentes mais cedo ou mais tarde caem de podre.

    Fizeste um belo texto parabéns!

    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sempre com a sensação que se passam coisas neste mundo numa esfera a que nunca terei (nem quero ter) acesso.
      É preciso pensar de uma determinada maneira para la estar.

      Eliminar
  5. Bonito texto Boop !!!
    Da pessoa em questão e filha do presidente, tento não lhe dar atenção, nem a ela, nem aos outros que hoje primam pela mentira e falta de vergonha. Tenho medo de dizer aquilo que lhes faria se mandasse :(!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sociedade organizou-se de forma a haver espaço para “donos do mundo”. Não faço a mínima ideia do “como” desfazer isso.

      Eliminar