quarta-feira, agosto 31, 2022

32/40 O Mergulho


Bendita a hora em que comecei a ler BD!

Um olhar muito realista para o envelhecimento.
Temos a depressividade, as perdas, a solidão, mas também os esforços que se fazem para encontrar algum prazer numa vida cada vez mais limitada.
É um olhar agridoce sobre a velhice.
Se por um lado se mantém a possibilidade de brincar, de amar, de ser irreverente, por outro há a consciência subliminar e surda do que se vai escapando por entre os dedos, e a angústia, medo, confusão inevitáveis de quem teme perder-se de si próprio.
Os autores foram benevolentes sem se escudarem de tocar os pontos mais difíceis do processo de envelhecer. Benevolentes porque se aliaram à vontade de sonhar das personagens que criaram, foram cumplices no desejo de viver aventuras em qualquer altura da vida. E pararam a história na altura em se estava em alta. Fugindo mais uma vez (e não é isso que fazemos todos?) do desamparo e da morte.


SINOPSE

Yvonne, de 80 anos, fecha pela última vez as portadas de sua casa e muda-se para uma residência para a terceira idade, pondo um ponto final a quarenta anos de vida passados naquela casa.

A mudança é dura para esta mulher livre e independente, sobretudo porque continua activa e muito lúcida. E Yvonne tem dificuldade em adaptar-se a essa nova vida, que a aproxima dolorosamente da morte…

No entanto, e contra todas as expectativas, faz novos amigos e inclusive apaixona-se. Mas a velhice não lhe dá tréguas e a memória começa a falhar. Presa no turbilhão inelutável da vida, a octogenária decide oferecer-se uma última digressão encantada.

Publicado entre nós pela Ala dos Livros, a obra O Mergulho é um relato actual e comovente, impregnado de amor e de nostalgia, que conta com a assinatura de uma das mais prestigiadas escritoras francesas da actualidade.


O Mergulho
ISBN 9789899108011Edição/Reimpressão 07-2022Editor: Ala dos LivrosIdioma: PortuguêsDimensões: 228 x 300 x 12 mmEncadernação: Capa duraPáginas: 80

1 comentário:

  1. Gostei da tua descrição e por algum motivo acho que tem tudo a ver comigo!

    ResponderEliminar