quinta-feira, novembro 14, 2019

Quando gosto - digo!

A idade tem destas coisas - autoriza-nos a fazer coisas porque achamos que não temos nada a perder!
Nos últimos anos tem-me acontecido dar comigo a dirigir-me a pessoas cujo o trabalho me toca por alguma razão, que admiro, para lhes dizer isso mesmo!
Uma dessas pessoas, como sabem (se me lêem há algum tempo), é o Carlos Farinha.
Pintor português, cujas obras já serviram de mote a muitos textos neste blog.
Já visitei o seu atelier (levei na altura o menino Boop que andava encantado com a pintura), comprei um quadro que adoro, e no Natal passado comprei outro para oferecer à minha irmã.

Teve uma exposição recentemente no museu do oriente. Uma ocasião para o rever (fez algumas visitas guiadas) e para lhe perguntar se me permitia usar os quadros dele num workshop que ando a cozinhar para um encontro internacional de psicodrama que terá lugar no próximo ano cá em Portugal.
É de uma generosidade grande. Disse-me logo que sim!
Prometi-lhe que se o WS for para a frente lhe digo que quadros selecionei!

Entretanto deixei-me embalar pelas histórias que os seus quadros contam.
Aqui ficam dois que estiveram nesta exposição.

O 1.º Macau (com as suas tradições e personagens)
Imagino que quem conheça Macau identifique algumas singularidades

O 2.º é a China com Macau nas mãos... cuidará? Esmagará? Deixará cair? Brincará?
Veremos...




3 comentários:

  1. Como deve imaginar, os quadros são muito especiais para mim.

    ResponderEliminar
  2. Sim Pedro,
    Pensei em si quando os publiquei!

    ResponderEliminar
  3. Com a idade, ocorre-me hoje o que nunca me ocorreu antes: Gostar de ser captada, em imagem ou em espírito, em obras de arte. Ser pintada num retrato como a Mona Lisa foi pelo Da Vinci, inspirar as loucuras de um Salvador Dali, ter uma escultura inspirada na minha imagem ou ainda melhor, na minha pessoa como essência. Foram honras concedidas no passado a extremos da sociedade: as mulheres muito abastadas e as prostitutas. Nada para as do meio, eheh.


    Gosto das pinturas.
    Por vezes descobrem-se gemas assim e pensa-se que deviam ter mais projecção. Mas a vida é o que é...

    ResponderEliminar