terça-feira, maio 26, 2020

Fui aos correios!




Nestes últimos 8 dias fui aos correios mais vezes do que nos ultimo meses. Só porque calhou, ou porque a distância física nos obriga a retomar outras formas de envio de "cenas".
Como provavelmente sabem há que aguardar na rua até que nos seja dada ordem para entrar, o que não corresponde obrigatoriamente com a saída de outro cliente. Na estação de correios daqui não há visibilidade do balcão para a rua, o que obriga o funcionário a levantar-se, passar por duas portas (acho) e vir à janela dar indicação ao primeiro da fila para entrar.

Ora, perguntei ingenuamente - e juro que com um tom bem disposto de quem gosta de meter conversa com as pessoas e perceber as coisas - "Vocês não podem ter a porta aberta?"
A sério que facilitaria!!! 
1 - ficavam com visibilidade para os clientes,
2 - escusavam de estar sempre a levantar-se,
2 - o pessoal não tinha de estar sempre a mexer na porta que não é higienizada,
3 - sempre apanhavam um arzinho já que não podem usar o AC.

Sabem o que me responderam?
NADA!
A sério!!!
Ficaram calados. Como se não tivesse falado.
A moça do balcão ao lado até olhou para mim com desprezo.
E não estou a inventar!

Ofendi alguém?!?!?!

Quando já estava a sair o senhor que me atendeu já de pé a fazer outra coisa qualquer disse
"Ah! A questão da porta, não podemos..., por enquanto... desculpe estava com a cabeça noutro lado"
Lá salvou a honra do convento....
Mas não me soube responder - terão seguramente indicações superiores. Bastava dizerem-me isso!
E....
Nenhum dos 3 usava mascara!
Mas será que aquelas almas acham que o virus papão vem só de fora e que a porta fechada o impede de entrar?!
E que estamos todos no mesmo barco, mesmo que detestemos esta viagem.
Não usamos máscara para proteger os outros?
Parece que ninguém ali estava muito preocupado comigo (e com os outros "comigos" todos que ali vão!)
Acabei por mandar um mail aos CTT, ou preencher um formulário ou lá o que aquilo é!
Não foi uma reclamação nem nada que se parecesse?
Perguntei, tão somente!
E não resisti a lançar uma farpa (eu sei que não é bonito) apelando à responsabilidade social de todos, não só no uso da máscara, mas também na questão da boa educação e bom senso.

Pronto...
Era só!

Se calhar sou só eu que acordei com os azeites....


10 comentários:

  1. Se a porta estivesse aberta, será que as pessoas ficavam cá fora à espera de vez? Não haveria sempre ( os tais chicos espertos) que queriam entrar alegando que a porta estava aberta?
    Apenas pergunto?
    .
    Cumprimentos
    Cuide-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eventualmente sim.
      Mas uma sinalética à porta com a indicação clara que tinham de esperar na rua resolveria...?
      E sempre acharia mais facil dizer "Espere lá fora por favor", do que ter de se levantar e passar duas portas cada vez que tem de chamar alguém....
      Mas eu só queria mesmo que me tivessem respondido.
      Simples!

      Eliminar
    2. Claro. A boa educação fica sempre bem. E nós gostamos, não é mesmo?

      Mas existe tanta má educação e falta de respeito por aí. E nós também sabemos isso, não é verdade?

      E desculpe as minhas interrogações, se calhar patéticas.

      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Andam tudo meio confuso!:))

    Beijo e uma boa tarde!:)

    ResponderEliminar
  3. Andamos aqui indefesos a mais virus do que aqueles com que a DGS nos dá os números diáriamente, como os da intolerância, da falta de civismo, de educação, como se o distanciamento de segurança e o confinamento nos tivesse roubado o hábito de conviver, de ter um mínimo de educação com os outros.

    ResponderEliminar
  4. Está cá a parecer-me que desde que os CTT foram vendidos ou dados, ou sei lá o quê, a simpatia e educação foi-se no mesmo momento pelo ralo. E sim, a porta aberta não faz de quem espera um ser desprovido de bom senso, por aqui sai um cliente, entra outro, e não tenho conhecimento de confusões, sendo que, gente que não cumpre há em todo o lado, mas são uma minoria.
    E se reclamou, fez muito bem.

    Boa noite

    ResponderEliminar
  5. A minha mãe foi chefe de estação dos correios toda a vida activa.
    E essa atitude era impensável e intolerável.

    ResponderEliminar
  6. Tenho na minha rua os CTT e é o inverso do onde foste e descreves o cenário.

    - Fila fora
    - porta aberta com um papel que podemos entrar à medida que saem
    - há multibanco. Ainda há pouco fui levantar dinheiro e perguntei aos da fila se havia alguém para o multibanco e como não havia entrei, levantei e sai
    - A única que vem à porta perguntar se há alguém é a funcionário do Banco CTT
    - Todos os funcionários com máscara e dois com viseira (conheço e não podem usar máscara por questões de saúde)

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  7. Eu fui aos CTT da minha zona, nem reparei que tinha de esperar cá fora, quando ia a entrar o senhor polícia é que me disse que não podia. Sim, este têm um policia à porta a organizar entradas.

    Quem me atendeu não tinha máscaras, só os restantes colegas, tinha um acrílico, tocou no meu bi e não desinfectou as mãos nem antes nem depois, o mesmo com a entrega da encomenda. Já eu ainda no balcão borrifei tudo com álcool que ela me devolveu, não lhe olhei mais por isso nem sei com que cara ficou...

    ResponderEliminar