sábado, agosto 08, 2020

A Amália sabia escolher bem! (reformulado)

O nosso país tem praias lindas.

(respondendo aos comentários de forma pública desta vez!  😊 )

A praia da Amália fica perto no Brejão no Concelho de Odemira. É uma praia não sinalizada e não vigiada que durante muitos anos foi uma pérola secreta da costa vicentina. Lembro-me de lá ir pela primeira vez há uns 25 anos. Era na altura uma praia deserta e paradisíaca. 
Era preciso saber os sinais semeados para lá se chegar.
Há um caminho/carreiro que demora uns 10-15 minutos a percorrer, com vegetação exuberante, que acompanha um pequeno riacho. Vai-se caminhando no percurso irregular, com árvores, flores, canavial, borboletas e o piar de um ou outro pássaro, com a companhia constante do cantar do riacho.
O caminho desemboca na falésia. Do lado esquerdo as ruínas de um antigo moinho de água fazem-nos questionar o que acontece à água que nos acompanhou até ali.
Descendo à praia deixamos-nos encantar com uma cristalina cascata numa negra parede de xisto.
É linda!
Este ano não fotografei a cascata andava muita gente lá de volta!

Mas foi descoberta há uns anos por um jornalista do expresso que fez uma magnifica reportagem sobre a costa vicentina.... a partir daí....

Porquê praia da Amália?
Amália Rodrigues e César Seabra adquiriram na década de 60 uma propriedade na costa vicentina onde foi edificada o que dizem ser uma deslumbrante casa de férias com um projecto do arquitecto Conceição e Silva (agora transformada em turismo - alojamento local). A herdade dispunha de um acesso privativo à praia. Consta que Amália cedeu o acesso público à praia através da sua propriedade.

6 comentários:

  1. Muitas giras as fotos. Onde é a praia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez respondi fazendo uma adenda ao post!
      :)

      Eliminar
  2. Bonitas, mas algumas com demasiadas rochas.

    ResponderEliminar
  3. Pesquisei. Há anos fui à praia de Odeceixe. A praia da Amália deve ficar perto. Provavelmente até passei por essa praia sem lhe conhecer o nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez o que acrescentei responda ao comentário!
      ;)

      Eliminar
  4. Não conhecia e gostei desta visita guiada por ti.

    Portugal tem cantos e recantos tão bonitos e quem faz viagens longas para outros países ficando confinados em hotéis e afins, desconhece por completo o seu próprio país.

    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar