quarta-feira, maio 12, 2021

Sporting

Ponto 1 - não sou sportinguista (mas nestes dias até parecia!)



Dito isto deixem-me registar algumas ideias.

Move-me, comove-me, emociona-me, o que acontece de transversal nestes fenómenos sociais. Onde ninguém “é” na sua idiossincrasia, mas a que todos podem pertencer. (Até eu que não percebo puto de bola).

Tenho o Sporting como um club de fiéis adeptos. Fiéis no sentido do apoio ao clube, da perseverança nos momentos de desequilíbrio, da tolerância à frustração pela não obtenção de melhores resultados. Também os categorizei, aos adeptos, (sei que cheia de pré-conceitos) como algo elitistas, com algum sentimento de superioridade moral e intelectual. Afinal eles são aqueles que ficam, estoicos, filiados a um clube que sentem como “maior”. - em oposição ao Benfica que tenho como um clube mais aberto, verdadeiramente do povo, mas também mais pacional, sujeito às iras dos adeptos, que em zangas apaixonadas vaiam o seu próprio clube/jogadores.

Seja como for... tenho vários amigos sportinguistas (como tenho vários benfiquistas)... e acompanhando o seu entusiasmo fui estando atenta a esta época em que parecia que algo diferente estava a acontecer. E então observei, adeptos necessariamente humildes e contidos mas sempre fiéis, a ganharem pouco a pouco uma esperança, que mesmo reconhecendo eu que sempre esteve presente, ganhava a cada jogo tonalidades mais nítidas. O sonho foi-se consolidando. E algo que talvez possa chamar de glória foi enchendo corações esperançosos.

Não teria sabido a vitória uma taça ganha “no banco” (o que teria acontecido se o FCP tivesse perdido contra o Farense - que grande vitória teria sido a do Farense!!!)

Uma vitória ganha em campo sente-se como merecida!

E digam lá se não estávamos todos necessitados de esperança, de vitória, de celebração?!?

Que bem souberam os sorrisos, as felicitações, as partilhas efusivas por todos os meios que estão ao nosso alcance, por todas as redes sociais, pelos sons que chegaram da rua (mesmo num bairro tranquilo como o meu)

Parabéns aos sportinguistas. 

(Veremos qual será a fatura, nestes tempos pandémicos que atravessamos... quantos passos atrás teremos dado pelo aglomerado desmascarado da festa)


6 comentários:

  1. Estou de lágrimas nos olhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Estou assim desde ontem :) feliz nas entranhas, mas ao ler e ver imagens do jogo, dos adeptos, dos jogadores emociono-me muito. Sim, sou sportinguista desde pequenina e ontem queria ter estado lá em Alvalade... mesmo em pandemia... há coisas completamente irracionais.

      No entanto, fiquei com pena da Maria José Valério e de todos aqueles que morreram de COVID e de outras coisas e que não voltaram a ver o Sporting campeão.

      Eliminar
  2. Sou benfiquista mas dou os parabéns ao Sporting e aos sportinguistas. A juventude leonina já o merecia.
    .
    Abraço virtual desde Lisboa-Portugal
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Sou Sportinguista e estou completamente contra e irritado com manifestações deste tipo, sem respeito pelas regras. Venham elas de onde vierem tanto politicamente como desportivamente!!! Já somos todos crescidinhos para perceber as grandes asneiras que fazemos !!!

    Parabéns Sporting Clube de Portugal, pelo título há muito merecido, mas os meus pêsames pela irresponsável comemoração levada a cabo pela Juve Leo, e da qual a administração do Sporting não está ilibada de culpa ! Abaixo as claques !!!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Sporting e Como dizia o outro "foi bonita a festa". Para mim o que mais me impressiona são as bebedeiras irracionais e são só os jovens? Não muita gente crescidona também plantaram a manta.
    Não vale a pena chorar sobre leite derramado e aguardemos pelo resultado que eu espero que seja mais positivo.

    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Com licença, mas apenas para lhe dizer que somos uma empresa local e oferecemos empréstimos em dinheiro a todas as pessoas sérias e honestas, a fim de aumentar suas atividades ou fazer uma compra. A taxa de juros é de 3% ao ano.
    Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail ou Whatsapp.

    Email: simondurochefort@gmail.com
    Whatsapp: +33752366330

    ResponderEliminar