quinta-feira, maio 05, 2022

19/40 O Jardim de Cimento


5 estrelas!

Nada neste livro soa a “1.o romance”.
A escrita é de uma acutilancia brilhante e desconcertante.
Falado na primeira pessoa dá voz a um adolescente de 15 anos (o 2.º de 4 irmãos), cujos pais morrem, e que se vê confrontado com a impossibilidade de aceder às suas próprias experiências emocionais.
O que acontece quando a coluna vertebral da vida das crianças - os pais - desaparece.
A casa (como universo de contenção e pertença) desmorona rapidamente. O caos vai-se instalando interna e externamente enquanto os 4 vão oscilando entre a depressividade passiva e vazia, e a passagem ao acto em descargas violentas e destrutivas.
Tudo é descrito com realismo, levando-nos a acompanhar a escalada do deslimite, fazendo do leitor um cúmplice, por vezes incrédulo.
As sensações ganham um lugar sobrevalorizado uma vez que ocupam as vezes das emoções com as quais nenhum dos 4 está capaz de lidar - os cheiros, o não tomar banho, o tacto, a pele, as moscas, os ratos, os risos desadequados, a necessidade de estarem perto uns dos outros mas de só o conseguirem fazer implicando, agredindo, magoando.
E neste universo desregrado em que se veem, onde a própria temporalidade fica suspensa, em que não é possível sonhar um (qualquer) futuro, a sexualidade surge como forma de combater o mortífero - uma tábua de salvação aparente que na tentativa de os agarrar à vida os vai alienando cada vez mais.
Vou querer ler mais de Ian McEwan!

________________


SINOPSE:

A publicação de "O Jardim de Cimento" - o primeiro romance de Ian McEwan, cuja colectânea de contos "Primeiro Amor, Últimos Ritos" já havia sido galardoada com o Prémio Somerset — anunciava a singularidade das obras futuras de um autor que, integrando-se numa geração que procurou renovar as letras inglesas, é hoje reconhecido como um dos maiores escritores da ficção mundial contemporânea.

"O Jardim de Cimento" considerado pela crítica simultaneamente chocante e perfeito, mórbido mas terrivelmente irresistível, é uma narrativa contada na primeira pessoa pelo seu protagonista, Jack, um rapaz de quinze anos que vive com duas irmãs adolescentes e um irmão pequeno. Com a morte dos pais, os quatro jovens experimentam uma sensação extraordinária de perda e liberdade. Num clima de isolamento quase doentio, tornam-se personagens de um universo estranho e entregam-se despreocupadamente a jogos solitários, ao desmazelo, à apatia e às fantasias mais arrebatadoras. Mas a consistência destas figuras está longe de se cingir a uma minoria marginal, remetendo-nos antes para a organização simbólica da comunidade como um todo. A ausência de valores não aparece neste romance como um caso específico, constituindo um sintoma de que nada afinal distingue o verdadeiro do falso, o útil do inútil, o sagrado do interdito. E tudo isto contado com um realismo inquietante, sem concessões nem rodeios, onde a morte e o sexo espreitam a cada porta para fazer saltar o verniz das convenções, dos preconceitos morais e do conservadorismo britânico. Sensual, perturbador, fascinante: uma pequena obra-prima.


O Jardim de Cimento
ISBN 9789726620624Editor: GradivaIdioma: PortuguêsDimensões: 146 x 220 x 7 mmEncadernação: Capa molePáginas: 160

1 comentário: