quinta-feira, dezembro 01, 2022

40/40+1 Teoria King Kong

 



É raríssimo ouvir música enquanto estou a ler. Mas desta vez, sem pensar muito, pus a tocar Vivaldi, e depois Chostakovi, percebi depois que tive necessidade de amenizar, de suavizar, de arranjar um contraponto ao que estava a ler.
Ao ler este livro fiquei com a certeza de que não sou feminista… ou pelo menos não o serei como Virginie Despentes.
Estamos perante um grito, mas que a mim me suou rude, mal educado, desnecessário. Ser feminista não é, a meu ver, adoptar esta postura agressiva, ofensiva, não é o uso de calão grosseiro que confere liberdade a quem o profere.
Não discordo do conteúdo (não com todo, pelo menos). Com a defesa de um outro papel para a mulher que a retire do lugar submisso. A igualdade, a meu ver, não obriga a “ser igual”. Quero igualdade na possibilidade de escolha, de crescimento, de vivências, da expressão da sexualidade. Preocupam-me alguns contextos, sociais e religiosos, em que a mulher está terrivelmente longe de alcançar um estatuto aceitável - mas é a liberdade para escolher e para crescer que defendo. Cada um como quiser. E eu não quero, para mim, a linguagem, a zanga, a disrupção, de Virginie Despendes.
Mas talvez vozes como a dela criem a controvérsia necessária para destabilizar e permitir mudança. Talvez.
(Estarei mais atenta da próxima vez que vir King Kong, o olhar que é emprestado aqui no livro é interessante!)

SINOPSE Teoria King Kong é um grito de guerra e uma interrogação feroz da sexualidade feminina. Virginie Despentes desafia os discursos bem-comportados sobre a violação, a prostituição e a pornografia a partir das suas próprias experiências, desconstruindo os modos de apropriação do corpo feminino que levam à subordinação social, económica e sexual.

Um manifesto iconoclasta e irreverente para um novo feminismo.

Teoria King Kong

de Virginie Despentes; Tradução: Luís Leitão

ISBN:9789899071155
Editor:Orfeu Negro
Ano:2021
Idioma:Português
Dimensões:122 x 179 x 13 mm
Encadernação:Capa mole
Páginas:180
Tipo de produto:Livro
Classificação temática:Livros em Português Ciências Sociais e Humanas Sociologia
EAN:9789899071155

Sem comentários:

Enviar um comentário