sexta-feira, maio 22, 2009

107 mulheres explicam email

Sophie Calle é uma conceituada artista plástica francesa que, quando recebeu um email do namorado a terminar a relação com ela, teve uma ideia: convidar 107 mulheres, de várias profissões e idades, para, a partir daquele email, fazerem uma interpretação pessoal, mas com diferentes pontos de vista.

O resultado foi o ver o email ser transcrito para linguagem sms, Braille e para código de barras; foi ser analisado, com grande seriedade, por médicas, juristas, juízas, advogadas, designers, fotógrafas, pintoras, poetizas, adolescentes, cantoras, bailarinas, terapeutas, escritoras, polícias, jogadoras de xadrez, jornalistas, editoras, realizadoras, actrizes e até pela própria mãe de Sophie.



E entre as 107 mulheres, Mísia interpreta o email como um fado. Muito provavelmente uma das primeiras fadistas a transmutar o conceito clássico do fado, Mísia aparece lado a lado com outras mulheres como Laurie Anderson, Peaches ou Maria de Medeiros .

No final, “Take Care of Yourself” não só foi exposto na Bienal de Veneza em 2007 como também foi transformado em livro e aplaudido unanimemente pela crítica.

Catarina Soutinho (no Jornal de noticias on-line)


Pois aqui está um livro que me despertou curiosidade!

4 comentários:

  1. Deve ser interessante os vários pontos de vista!

    ResponderEliminar
  2. boa!!mas como é que ficam os direitos de autor?? o "ex", que deve ser parvo, não reivindicou nada??

    ResponderEliminar
  3. ... também fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar
  4. É um livro e um trabalho artístico maravilhoso. Surpreendente a cada página.

    Catarina Soutinho

    ResponderEliminar