quarta-feira, dezembro 16, 2009

Leis e matrimónios

Hoje a imprensa dá-nos conta de novas regras matrimoniais: Por um lado vai amanhã a aprovação a lei que permite o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo, por outro surge uma informação que me surpreende mais, directamente do vaticano: um não católico não se pode casar com um católico.

Eu não entendo tanta celeuma! Ou se calhar até entendo... mas acho-a desnecessária e por vezes mesquinha. Não percebo o que se está a tentar defender! Em nome de que purismo se levantam tantas vozes.

Casem-se!
Não se casem!
Mas que sejam livres de escolher!


Quero me Casar

Quero me casar
na noite na rua
no mar ou no céu
quero me casar.

Procuro uma noiva
loura morena
preta ou azul
uma noiva verde
uma noiva no ar
como um passarinho.

Depressa, que o amor
não pode esperar!

Carlos Drummond de Andrade, in 'Alguma Poesia'

... e esta que eu usei no meu!:

Quanto amor me tens,
com amor to pago.
Trago-te no dedo,
num anel que trago.
Num anel redondo,
todo de oiro fino,
que é o teu sinal,
que é o meu destino.
Esse anel me basta
p'ra bater-te à porta.
Truz, truz, truz,
na rua, como o frio corta!
Como a chuva cai,
como o vento mia!
Mas abriste logo,
que eu é que batia.
Que outro anel tivera
som que te chamasse?
Já teu vinho bebo,
p'ra que o frio me passe.
Já na tua cama
me aconchego e deito;
já te chamo Esposa,
peito contra peito.
Como tudo é simples,
como é tudo imenso!
Ó mistério enorme
de um anel suspenso!
E eis na tua mão,
num Anel igual,
brilha o teu destino,
luz o meu sinal.

6 comentários:

  1. eu já prefiro nem comentar.
    não vale a pena...

    beijos.

    ResponderEliminar
  2. Estou mais interessada na aprovação da lei de hoje do que as tonteiras do Vaticano.

    Os poemas são uma delícia!

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. e a lei que permite o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo, foi aprovada e já peca por tão tardia, porque ninguém tem nada a ver com a orientação sexual de cada um, mas o que sempre achei é que deveriam ter direitos sociais e fiscais como cidadãos que são!!!!

    ResponderEliminar
  4. foi aprovada a proposta, não a lei. ainda se vão ouvir muitos disparates no meio de vozes referendárias para boicotar a votação no parlamento...

    já não há paciência...

    ResponderEliminar
  5. Haddock
    Sim tens razão "aprovada a proposta e não a lei". Agora querem referendar já corre um abaixo-assinado...um país de tolos e aparvalhados. Caramba!!!

    ResponderEliminar