domingo, março 17, 2019

Ser em construção

Calos Farinha - Greta "I started to believe again in mankind"
- Mãe quero perguntar-te uma coisa. Sabes o que vai acontecer na 6ª feira?
- A greve? por causa das alterações climáticas'
- Sim. Se eu fizer greve justificas-me as faltas?
- ???

A conversa prosseguiu.
Construir uma consciência política (não falo de definições partidárias) terá os seus degraus.
Na verdade o que tentei perceber foi o processo interno de envolvimento na causa.
Para mim, o aderir a uma greve sempre foi uma questão de convicção, e por isso mesmo um assumir de consequências - a perda de um dia de ordenado por exemplo (e olhem que tive as minhas discussões laborais por causa disto).
Mas nunca quis impor as minhas convicções a seja quem for, mesmo aos meus filhos!

Senti a menina Boop a meio do degrau.
"Acredito na causa: greve estudantil pelo clima
Mas só vou se os meus colegas também forem... não vou ser a única, não è?"
(A questão da justificação das faltas acho que era só para nos tranquilizar a nós, e dizer que na escola não a penalizariam por isso. Mas também seria sinal de não estar convictamente a abraçar a causa pela qual dizia querer dar voz? )
Tem 15 anos acabados de fazer. Percebo que não queira ir para o meio de Lisboa sozinha para o meio de uma multidão sem o suporte dos seus pares - nem todas as raparigas são uma Greta Thungerg! 
E que necessite de aprovação e suporte nas suas decisões.
- Claro que podes ir, tenhas falta ou não.

Mas esta questão ainda me vai dar que pensar.
Ter consciência cívica é realmente um processo, de integração de modelos, exemplos, aprendizagens, descobertas,...
Tenho que rever o meu lugar nesse processo!

Fotografia da Revista Visão


3 comentários:

  1. se for convicção e não pretexto para um fim-de-semana alargado...
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Assumir as consequências, sempre, arcar com as verbalizações das nossas bocas e dedos, afinal, como diz o velho ditado, colhemos o que plantamos, basta ter convicção sobre a colheita que queremos e sensatez sobre nossas ações. E sigamos!

    ResponderEliminar
  3. Como te compreendo tão bem a etapa em que a tua filhota entrou. Não te dou conselhos porque cada filho é um mundo diferente e por vezes nós pais, ficamos a bambolear sem termos certezas de que o caminho é o mais certo. Defensores de causas numa certeza absoluta sem deixarem a âncora no ninho! Se custa? Claro que sim...

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar