sexta-feira, agosto 21, 2020

29/35 A Balada de Iza

Depois de “A Porta”, que me fez inclusive escrever um texto mais sério num blog de uma sociedade científica, fiquei com vontade de ler mais da autora húngara.

Neste livro o final é poderoso, faz esquecer, tornar  menos presente, a leveza dos primeiros capítulos. 

O livro é quase todo ele de leitura leve e solta. A história aparentemente simples e fácil de seguir.

Para o fim tem um capítulo maravilhoso, em que fala de tudo o que não está lá escrito. E isso é fenomenal. O que não é dito e ao mesmo tempo nos ocupa com tanta intensidade.

A partir daí as máscaras caem inevitavelmente, qual castelo de cartas exposto ao vento.


Sinopse:

Após a morte do marido, um juiz afastado do cargo por motivos políticos, Etelka deixa a sua casa na província e muda-se para o apartamento da filha na moderna e buliçosa Budapeste dos anos pós-Segunda Guerra Mundial. Iza, uma médica respeitada, diligente e militante como o pai, organiza a vida da mãe até ao último pormenor, procurando eliminar quaisquer vestígios do passado e da sua dor. 
No entanto, arredada de todas as tarefas e decisões, a frágil e nostálgica Etelka vê-se encurralada numa espécie de não-existência, silenciosa e solitária. O amor de Iza controla o seu destino, tal como o de todos os que a rodeiam, alheio às consequências últimas dos seus veredictos.
Retrato da relação entre mãe e filha, crónica complexa de um desenraizamento, A Balada de Iza é igualmente a descrição fiel de uma sociedade húngara sob o peso do estalinismo e uma das obras maiores de Magda Szabó.


5 comentários:

  1. Parece bem interessante! :)
    *
    Onde a mente relaxa lentamente...
    .
    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Como disse, já o tenha no meu tablet. Li apenas a primeira página, porque, entretanto, levantei outro livro pelo qual estava à espera há mais de um mês e tive que o ler dentro do prazo, o que foi fácil. Hoje já posso continuar a ler a Balada de Iza.
    Ao pesquisar a autora, fiquei a saber que tinha escrito “A Porta” que teve muito sucesso e sobre o qual fizeram um filme. Helen Mirren fez parte do elenco. Tb não vi o filme.
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu ando a ler um livro "de grande porte" - 845 pag - devagarinho.
      Mas esse não dá para levar para a praia. Já li 3 enquanto vou lendo esse devagar. É normal para mim ler mais de um livro ao mesmo tempo.
      Sobre "A Porta" escrevi aqui: https://ocantodaines.blogspot.com/2020/06/2335-porta.html#comment-form

      Eliminar
    2. Li. Fiquei bastante interessada em ler este livro tb. Obrigada.

      Eliminar