segunda-feira, agosto 24, 2020

30/35 Os Vivos e Os Outros

 Há livros que se lêem num trago.

Os livros do Agualusa são para mim qualquer coisa como “um intervalo”.

Procuro-os para uma leitura fácil, fluida, com o seu quê de infantil.

Histórias que se contam a quem as quiser ouvir, independente da idade.



São livros cantados, sonhos contados, contos mágicos.

Como uma história muito antiga que de forma algo encantatória nos prende. Falam de um mundo onde a realidade se mistura com o onírico e o ancestral.

Metáforas de arestas buriladas.

6 comentários:

  1. Portanto recomendas, certo?

    ResponderEliminar
  2. Sabia que tinha lido pelo menos um livro de Agualusa e lembrava-me em que blogue tinha visto o nome deste escritor, mas não me recordava do título. Consultei o meu primeiro “notebook” onde comecei a tomar nota (desde julho de 2009) dos livros lidos. A título de curiosidade: o primeiro livro que figura neste caderno é “No Teu Deserto” de Miguel Sousa Tavares. :)
    Foi em Janeiro de 2010 que li “As Mulheres de Meu Pai”. E acrescentei uma citação dele: “Isto é o meio do caminho entre o nada e lugar comum”.
    Ao dar uma olhadela pelas páginas seguintes, verifico que foi o ano de Mia Couto, também “descoberto” em 2010. Desse leio uma série de livros uns atrás dos outros. E um outro livro que nunca mais esqueci, “O Cisne Negro: O impacto do Altamente Improvável” de Nassim Nicholas Taleb . Quando tivemos conhecimento do coronavirus, lembro-me de ter pensado se Taleb o teria considerado um “cisne negro”, mas não. Segundo ele a pandemia Covid-19 era “totalmente previsível”.
    Continuação de boas leituras. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso a aplicação Goodreads para fazer o registo dos livros que leio. Só aqui na casa de família no Algarve é que temos o caderno onde assentamos as leituras (ainda não registei este!)
      O Mia Couto para mim funciona mais ou menos como o Agualusa. Leituras simples e prazerosas para entrecalar as leituras mais densas.
      Do MST acho que só li o Equador
      Uma epidemia estava, infelizmente, prevista pela comunidade científica....

      Eliminar
  3. O Agualusa passou por aqui e encantou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estive em alguns congressos em que ele foi convidado. Sempre o senti fechado, muito cauteloso com as palavras, e por isso a dar uma impressão de ser pouco generoso. Nunca o senti como uma pessoa particularmente afável...

      Eliminar