Foi preciso chegar aos 48 para começar a ler BD.
Apaixonei-me pelas obras de Filipe Melo, o que me levou a procurar outras paisagens.
E sob a orientação do meu amigo João cheguei ao Neil Gaiman.
Desta feita, depois dos Deuses Americanos, mergulhei na obra:
A TRÁGICA COMÉDIA OU CÓMICA TRAGÉDIA DE MR. PUNCH
Muito se pode dizer sobre esta obra de Neil Gaiman ilustrada por Dave Mckean.
O conteúdo: Neil Gaiman traz-nos a história de um rapaz, a forma como ele apreende o mundo dos adultos, com todas as dificuldades e mistérios nunca totalmente acessíveis a uma criança - a pobreza, a loucura, a violência, o submundo dos bastidores, a sexualidade apenas aflorada. Toda a história com um elemento paralelo condutor - o terrífico, cru, imoral, teatro de fantoches. Mr Punch é a peça repetida, por várias companhias, em vários teatros de fantoches, que traz à narrativa, repetidamente, o “real” sobre a morte e a vida.
Sobre a forma: o traço usado na ilustração é muito interessante. Os vários momentos/histórias que compõem a obra, têm uma linguagem gráfica própria, orientando o leitor. De um desenho mais discreto que ilustra a história do avô, à história do jovem rapaz, rica e diversificada, com um traço de desenho misturado com colagem, até à mais nítida ilustração de todas, a do teatro de fantoches, com traço firme e limites definidos, a mais realista de todas - o paradoxo, como o “faz de conta” é o representado de forma mais realista.
Acredito que seja uma obra muito interessante de assistir
ResponderEliminar.
Saudações natalícias
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Corto Maltese, sempre Corto Maltese no topo.
ResponderEliminarAs ilustrações de agora acho-os todas muito feias e sinceramente não sei a razão de tão grande mudança. Não conheço o autor que referencias.
ResponderEliminarBeijocas e um bom dia