domingo, janeiro 09, 2022

1/40 A cripta dos capuchinhos

 



Livro iniciado há já muitos dias.

As primeiras páginas foram quase penosas. Cheguei a ponderar pô-lo de lado. Demorei tanto a começar verdadeiramente que perdi o início da história algures no tempo.

As primeiras 40 páginas foram assim…


Já as restantes foram devoradas hoje. Não queria ir deitar-me sem o terminar.


Quando finalmente consegui ligar-me ao livro, gostei bastante.

Coincidente (ou não…) com uma mudança na narrativa - a introdução da guerra, no eclodir da 1.ª guerra mundial. As vidas que até então me pareciam fúteis, os acontecimentos desgarrados, o romance inconsequente, ganharam profundidade.

A relação de Franz com a sua mãe está particularmente bem trabalhada. E o regresso a casa depois das provações em terras distantes.


Custou! (De início)

Mas foi!

Acabei por gostar bastante!

⭐️⭐️⭐️ 


SINOPSE 

Franz Ferdinand leva os seus dias numa indolência despreocupada como tantos outros jovens abastados, vivendo maioritariamente de noite nos cafés, entre amigos e álcool, entregue aos caprichos cosmopolitas de uma opulenta Viena do início do século XX, capital do ainda Império Austro-Húngaro. Após a morte de seu pai, surge na sua vida Joseph Branco, um primo camponês de espírito nómada e livre, que fascina de imediato o jovem citadino. 

Com o eclodir da Primeira Guerra Mundial, no entanto, os anos felizes terminam abruptamente. Franz Ferdinand atravessará os horrores da guerra e as humilhações da derrota como uma testemunha silenciosa, antevendo no meio das ruínas o nascer de uma nova ordem social, mesquinha e cruel. 

Romance que retoma e conclui a história iniciada em A Marcha de Radetzky, e último livro que Joseph Roth publica em vida, A Cripta dos Capuchinhos é o relato evocativo e sentido de um mundo perdido, através dos olhos de um homem que luta por compreender qual o seu lugar numa sociedade em que se começam a sentir os primeiros ecos do barbarismo nazi.


A Cripta dos Capuchinhos 
ISBN 9789896687526Editor: Cavalo de FerroIdioma: Português Dimensões: 150 x 224 x 11 mmEncadernação: Capa molePáginas: 160Tipo de Produto: LivroClassificação Temática: Livros em PortuguêsLiteratura Romance  

3 comentários: