terça-feira, fevereiro 01, 2022

5/40 A Paciente Silenciosa





A minha filha leu este livro num dia e veio, já perto da 24h, deixa-lo ao meu quarto dizendo "Tens de o ler!"

Li-o, claro!


Foi um best-seller nº1 de o new york times e do sunday times. O que diz logo à partida muito sobre o livro: que seria simples, acessível, viciante, e que evocaria um aspecto qualquer primário da natureza humana (sexo não seria, para a S me o recomendar! )
E é isto tudo sim.
Leitura fácil, linguagem fluida, letra grande, capítulos pequenos, um assassinato, um hospital psiquiátrico para doentes perigosos, um terapeuta à procura da verdade.
Na verdade já não lia um livro assim levezinho há muito tempo e até me soube bem.
Tem um mérito que quero relevar.
Todas as referências que faz ao processo terapêutico, ao como funciona, desde a confiança terapêutica, aos tempos da terapia, à transferência, à contratansferência, ao processo terapêutico do próprio psicoterapeuta, todas as referências são claras e muitíssimo adequadas.
E as citações de Freud, Winnicott, Bion, bem escolhidas e bem integradas no texto.
Mas…
Isto são “muitos anos a virar frangos”!
Para mim o fim foi muito previsível…
(Para a S uma verdadeira surpresa)



SINOPSE

Alice Berenson é uma pintora britânica, jovem e famosa, que vive numa casa sublime nos arredores de Londres com o marido, Gabriel, um conhecido fotógrafo de moda. A vida de ambos parece perfeita. Mas uma noite, quando ele chega a casa depois de uma sessão fotográfica, Alicia mata -o com cinco tiros. E nunca mais diz uma palavra.

A recusa de Alicia em falar e dar qualquer tipo de explicação sobre a tragédia, transforma-se num mistério que prende a imaginação da opinião pública, e confere a Alicia uma notoriedade sem precedentes. O preço dos seus trabalhos artísticos dispara e ela, a paciente silenciosa, é alvo de um mediatismo implacável. Para evitar isso, é conduzida para uma unidade forense de alta segurança no norte de Londres.

Theo Faber, um psicoterapeuta criminal, espera há muito pela oportunidade de trabalhar com Alicia. A sua determinação em convencê-la a falar e a desvendar as razões misteriosas que motivaram o assassínio do marido leva-o por um caminho tortuoso, numa busca pela verdade que ameaça consumi-lo...



A Paciente Silenciosa
de Alex Michaelides

ISBN 9789722363822
Editor: Editorial Presença
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 229 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336

5 comentários:

  1. Suspense...
    Vou requisitá-lo na biblioteca.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Apenas a título de curiosidade. O livro foi requisitado. O sistema de bibliotecas tem 50 exemplares e uma lista de espera com 398 nomes. Eu sou a nº 399. : )) Terei que esperar cerca de 16 semanas até que o livro chegue ao meu tablet.

    ResponderEliminar
  3. Uau!!!
    Muita gente mesmo!
    Mas olha que o livro lÊ-se num tirinho.
    A S leu-o num dia, e eu (que tenho o tempo um bocadinho mais ocupado...) li-o em: um dia e meio!
    Vais ver que chega a ti num instantinho!

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com vontade de ler.
    Talvez seja uma pessoa que gosta de "leituras leves" como descreve.
    Estou a viver em Inglaterra e todos os livros em que coloco as mãos aqui são ambientados cá, escritos por autores de cá... enfim. Os ingleses são muito britânicos :) Aliás, nem britânicos, são ingleses mesmo. A biblioteca do emprego tem só livros ingleses. Na TV quase todos os filmes e séries são ingleses. Não há dúvida que é um país muito centrado em si mesmo. Por vezes quero conversar sobre um filme - como por exemplo, a Lista de Shindler. E a pessoa nunca o viu. Filmes americanos nao são consumidos por aqui com a mesma regularidade que são consumidos em Portugal.

    ResponderEliminar