segunda-feira, fevereiro 07, 2022

7/40 Diário (gráfico) de Anne Frank

 





Há livros que “devem” ser lidos na Adolescência e que eu não li. Tenho a sensação que passou o tempo de o fazer. Que os meus interesses actuais são naturalmente outros, e que seria uma perda de tempo (é isto o que penso, seja certo ou errado) pegar nessas obras.
O Diário de Anne Frank é um desses livros.
Decidi-me no entanto por espreitar a versão “Diário Gráfico”.
Fico com uma ideia bastante razoável do conteúdo e já “não morro burra” no que diz respeito a uma das obras mais divulgadas no mundo inteiro.
Por trechos transcritos do diário, por ideias “mastigadas” e re-escritas por Ari Folman, e pelo tanto que a ilustração de David Polonsky nos transmite, podemos aceder ao que seria adolescer num período tão único da história universal. E perceber como as tarefas da adolescência têm de se cumprir (qual força da natureza) mesmo em contextos tão desfavoráveis.


SINOPSE

Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.

Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.

Lançada mundialmente em celebração do 70º aniversário de O Diário de Anne Frank, esta é a sua primeira adaptação para banda desenhada, realizada com a autorização da família e tendo por base os textos originais do diário.



O Diário de Anne Frank - Diário Gráfico
de Ari Folman, David Polonsky e Anne Frank
ISBN 978-972-0-04044-2
Editor: Porto Editora
Idioma: Português
Dimensões: 205 x 280 x 17 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 160

Sem comentários:

Enviar um comentário