sábado, fevereiro 19, 2022

9/40 O Professor de Desejo

 O menos interessante dos livros de Philip Roth que li.

Tem partes que considero banais, de mau gosto até.
Não parece o mesmo autor de livros como A mancha humana, O animal moribundo, Quando ela era boa, A humilhação.
Até pareceste lhe encomendaram um livro brejeiro, que chegasse a um público “fácil”, para vender a leitores inexperientes.
Tem tiragens que chegam a ser ofensivas (para mim leitora que gosta de sentir e pensar ao ler uma obra) Estive quase para desistir.
Mas lá se compôs um bocadinho… com a maturidade do personagem parece ter chegado alguma da maturidade do escritor. E lá se mergulha na mente amargurada de um homem condenado por si próprio ao desencontro e insatisfação.
A certa altura da sua vida procura um psicanalista que consulta 3 vezes por semana - não gostei dessa relação. Não me parece que tenha sido bem retratado o que se passa numa análise (mesmo que na história tenha sido produtiva e securizante)
Enfim…. Não vale a pena!

SINOPSE:

Personagem tão inesquecível quanto Alexander Portnoy (de O Complexo de Portnoy) e Mickey Sabbath (de Teatro de Sabbath), David Kepesh conduz as peripécias deste romance hilariante sobre um professor dividido entre os instintos, o afeto e o intelecto.

Nos seus tempos de estudante universitário, David Kepesh define-se como «um devasso entre os académicos, um académico entre os devassos». Mal imagina quanto este lema irá ser profético - ou pernicioso.

Porque enquanto Philip Roth segue Kepesh desde a infância em família até ao campo imenso das possibilidades eróticas, de um ménage à trois em Londres às garras da solidão em Nova Iorque, vai criando um romance sumamente inteligente, comovedor e muitas vezes hilariante sobre o dilema do prazer: onde o procuramos; por que razão fugimos dele; e como nos empenhamos em conseguir uma trégua entre a dignidade e o desejo.


O Professor de Desejo
ISBN 9789722071116Edição/Reimpressão 10-2020Editor: Dom QuixoteIdioma: PortuguêsDimensões: 157 x 234 x 20 mmEncadernação: Capa molePáginas: 304

Sem comentários:

Enviar um comentário