quarta-feira, agosto 31, 2022

26/40 A vida contada por um Sapiens e um Neandertal


Aqui há tempos recebi uma recomendação de leitura vinda de Coimbra, de um homem que, sendo família, na verdade pouco conheço, mas por quem tenho grande respeito.

Sendo um livro que sai do espectro daqueles que costumo ler, suscitou-me logo curiosidade por ser um livro ’a meias’ com Juan José Millás, que já me fez companhia em mui prazerosos momentos de leitura.
O conceito do livro é simultaneamente interessante, leve, estimulante, acessível e divertido.
Um escritor - Millás, encontra-se com um paleontólogo - Arsuaga, este último leva-o aos mais diversos lugares, desde escavações arqueológicas, a uma loja de brinquedos, passando por um cemitério ou ao museu do Prado, e aí vão conversando sobre o Humano, sobre o que prevalece (tudo!) desde a pré-história até aos dias de hoje.
A forma que Millás encontrou para transformar essas conversas em livro é muito curiosa.
Apresenta-nos Arsuaga como um intelectual brilhante, capaz de transportar consigo séculos de história e de saber, com a jovialidade de quem se maravilha com tudo, e com o inevitável peso da consciência da efemeridade e mortalidade.
Enquanto ele próprio, Millás, surge como um ser a transbordar afectos, transcreve de forma desarmada o que vai sentindo nesta relação com o paleontólogo. Admiração, ciúme, inveja, ódio, cumplicidade, como se nos trouxesse assim a substância das relações humanas, e ilustrasse, partindo de si próprio, a complexidade daquilo que nos mantém gregários, as relações de dependência, a criação dos laços, o que serve de alimento ao tecido social.
Leve e ao mesmo tempo tão cheio de conhecimento.


SINOPSE

O génio de Juan José Millás e a sabedoria de Juan Luis Arsuaga.
No livro que nos leva até à origem e nos devolve ao presente, sob nova luz. Quem somos, de onde viemos e para onde caminhamos?

Há muito que a vontade de entender a vida, as suas origens e a sua evolução ressoava no pensamento de Juan José Millás. Por isso, lançou-se na aventura do conhecimento, ao lado de um dos maiores especialistas do tema, Juan Luis Arsuaga. Porque somos como somos e o que nos fez chegar onde estamos?

A sabedoria do paleontólogo alimenta, neste livro, a genialidade do escritor. Arsuaga, o sapiens, e Millás, o neandertal, segundo ambos se descrevem, formam a dupla perfeita entre ciência e literatura, para nos levarem numa viagem absolutamente memorável.

Durante meses, os dois autores visitaram vários lugares - muitos deles locais comuns da nossa vida quotidiana e, outros, espaços únicos habitados por vestígios do que fomos há milhões de anos. Nessas viagens, quais Quixote e Sancho Pança, o sapiens ensinou o neandertal a pensar como um sapiens, mostrando-lhe, sobretudo, que a pré-história não é uma coisa do passado.

As pegadas humanas deixadas ao longo dos milénios encontram-se por toda a parte: tão depressa as vemos numa caverna ou numa paisagem, como as vislumbramos num parque infantil ou numa loja de peluches. Neste livro, pulsa a vida. Nestas páginas, lê-se a melhor de todas as histórias.


A Vida Contada por um Sapiens a um Neandertal
ISBN 9789722368766Edição/Reimpressão 03-2022Editor: Editorial PresençaIdioma: PortuguêsDimensões: 150 x 230 x 11 mmEncadernação: Capa molePáginas: 184

1 comentário:

  1. Que giro! (Não fazia contas de comentar os posts todos, mas de repente tenho sempre um comentário a fazer).

    ResponderEliminar