quarta-feira, agosto 31, 2022

27/40 A cor do Hibisco

 

Gosto de ler autores africanos.
Há uma cadência, um ritmo, uma musicalidade, que não encontro nos europeus, americanos ou asiáticos.
Este livro traz-nos a vida de uma adolescente que vive num mundo isolado, protegido, no mundo artificial daqueles que têm estatuto e poder de compra num país com tantas carências. Mas é também uma denúncia, do quantas vezes por trás do “estatuto” e da ”fé”, está a violência doméstica e a patologia dogmática, sobre a qual a crítica é muito pouca ou inexistente.
A perversidade do poder.
A tirania disfarçada exercida implacavelmente.
E depois…
Depois há a descoberta da liberdade, de uma vida simples, sem a opulência da casa paterna, mas o de finalmente se aprende a sorrir, a correr, a fazer tarefas comuns do dia-a-dia, a questionar, e claro, a amar.
Foi comparado, pelo “The Times” com ”o deus das pequenas coisas” de Arundhati Roy - não estou de acordo. ChImamanda Ngozi Adichie vale bem por si!


SINOPSE
Os limites do mundo da jovem Kambili são definidos pelos muros da luxuosa propriedade da família e pelas regras de um pai repressivo. O dia-a-dia é regulado por horários: rezar, dormir, estudar e rezar ainda mais. A sua vida é privilegiada mas o ambiente familiar é tenso. O pai tem expectativas irreais para a mulher e os filhos, e pune-os severamente quando se mostram menos que perfeitos.

Quando um golpe militar ameaça fazer desmoronar a Nigéria, o pai de Kambili envia-a, juntamente com o irmão, para casa da tia. É aí, nessa casa cheia de energia e riso, que ela descobre todo um novo mundo onde os livros não são proibidos, os aromas a caril e noz-moscada impregnam o ar, e a alegria dos primos ecoa.

Esta visita vai despertá-la para a vida e para o amor e acabar de vez com o silêncio sufocante que a amordaçava. Mas a sua desobediência vai ter consequências inesperadas.

Uma obra sobre liberdade, amor e ódio, e a linha ténue que separa a infância da idade adulta, que marcou a estreia de uma escritora extraordinária.


A Cor do Hibisco
ISBN 9789722066563Editor: Dom QuixoteIdioma: PortuguêsDimensões: 156 x 234 x 24 mmEncadernação: Capa molePáginas: 368

Sem comentários:

Enviar um comentário