segunda-feira, setembro 19, 2022

33/40 Kyoto




É o segundo livro de Yasunari Kawabata que leio, mas este encheu-me menos as medidas do que o anterior “A casa das belas adormecidas”

Kawabata foi prémio Nobel da literatura em 68, e este “Kyoto” é considerado uma das suas obras primas.

Ora seguem algumas considerações:
- é um livro que combina o romance com o que me pareceu uma reportagem/literatura de viagem sobre a cidade de Kyoto. Este não é de todo um tipo de literatura que me encante. Mas ficamos a conhecer os jardins, as flores, os costumes, as paisagens de Kyoto.
- introduz ao de leve o mundo das gueixas, que é um tema que me mexe com os nervos. Bem sei que é uma questão cultural e bla, bla, bla, mas esse lugar que na cultura oriental é dado ao feminino é-me desagradável.
- estive tentada a pô-lo de parte, mas confiei no que geralmente acontece (também iria acontecer desta vez!) e ter esperança que à medida que o livro avançasse me cativaria mais, e assim aconteceu!
- há quem ache a história comovente… eu não achei. 


SINOPSE

Kyoto, é uma das mais belas obras de Yasunari Kawabata, autor galardoado com o Prémio Nobel de Literatura em 1968. Considerado a sua obra-prima, este romance mergulha profundamente no Universo da psicologia feminina. O tema do amor impossível, já tratado noutros romances de Kawabata, aflora novamente nesta obra de uma tão delicada e subtil narrativa.

Kyoto
ISBN 9789722039550Editor: Dom QuixoteIdioma: PortuguêsDimensões: 156 x 233 x 11 mmEncadernação: Capa molePáginas: 150

5 comentários:

  1. Se a obra for tão bela quanto a cidade vale a pena ler.

    ResponderEliminar
  2. Ando numa sem tempo nem paciência para livros.
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Amiga está tudo bem contigo e com os teus?
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  4. beiijo
    tudo bem contigo?
    saudades

    ResponderEliminar