quinta-feira, setembro 22, 2022

34/40 Dia de Silêncio



Tahar Ben Jelloun é um romancista, ensaísta, poeta e pintor franco-marroquino. A minha vizinha falou-me nele e fiquei curiosa, acabei por trazer este livro emprestado.

Dos vários que a F tinha (alguns em língua francesa e por isso infelizmente inacessíveis para mim) escolhi este por ser mais pequeno - o que naturalmente não é um bom critério (já devia ter aprendido isto!!!) - mas garantia que o devolveria rapidamente.

“Dia de Silêncio” é um ensaio sobre o envelhecimento. Traz-nos um dia na vida de um homem octogenário, e mostra-nos, a cima de tudo, a natureza da sua solidão. Aborda o incomunicável. A fragilidade interna e secreta de quem viu partir os pares, de quem têm dificuldade em mudar o resisto rigijificado da relação com os filhos a quem parece poder amar apenas se estiver garantida uma “distância segura”, de quem vive com a mulher uma relação sustentada no medo - o medo de morrer só.
Com alguma nostalgia visita alguns aspectos do seu passado, deixa-nos aceder à sua história com laivos de zanga pelas perdas que vai sentido, e de inveja por aqueles que têm ainda uma vida inteira pela frente.

Não sabem os novos o que é envelhecer!


SINOPSE
(não encontro o livro on-line - não vos consigo deixar a sinopse oficial, nem as referencias sobre o livro como é habitual)


Sem comentários:

Enviar um comentário