terça-feira, janeiro 29, 2019

Entrada na escola

A propósito deste artigo:
https://life.dn.pt/familia/primeiro-ano-escola-o-risco-e-entrar-cedo-de-mais/

A vida fez-se!
Mas terei ganho alguma coisa com isso?

Entrei com 5 anos para a escola, sendo o meu aniversário em Fevereiro.
Sempre fui a mais nova, em todos os grupos escolares em que estive. Sempre!
Aprendi a tirar algumas vantagens daí (não me dando conta na altura de todas as desvantagens)
A avaliação psicológica deu carta branca para rumar ao 1.º ciclo.
E fui.
Parece simples.
Mas a integração no grupo nunca foi fácil.
Algumas aprendizagens básicas mal sedimentadas (erros ortográficos uns atrás dos outros). E em alturas de saltos para conteúdos mais abstratos eu ressentia-me.
Os meus resultados escolares sempre foram razoáveis, e aos 17 anos lá estava eu a integrar o ensino superior, no curso que queria, e que hoje me faz feliz.
Mas ganhei alguma coisa?!?
Acho que não.
A não ser as pessoas que conheci (já na faculdade) que fazem ainda hoje parte de quem eu sou, mesmo que raramente fale com elas/eles (vocês!).

Entrem aos 6!
Entrem aos 7!
Não tenham pressa de crescer. (Nem de fazer crescer)
A vida não é uma corrida. Não é quem chega primeiro que é mais feliz!

5 comentários:

  1. Eu também entrei com 5 (mas faço anos no fim de Outubro) e sempre achei o máximo! Não sei se ganhei alguma coisa com isso, acho que sim, que ganhei um ano de vida :)
    Mas concordo que há em Portugal uma pressa para terminar a ensino/os estudo/a universidade que não há cá na Áustria. Comecei a dar aulas na Universidade com 26 ou 27 e tinha alunos (do 1º ano) e eu achava estranhíssimo eles serem tão velhos e eles possivelmente incrédulos que eu pudesse ser professora deles... mas depois era desconcertante (mas compatível com as suas histórias de vida) terem viajado/feito cursos/estágios/voluntariados por meio mundo. Tinham uma bagagem que eu não tinha.

    ResponderEliminar
  2. Hummmm
    Isso soa-me a um perigoso pré-conceito 😉
    Estás a dizer que “um ano de vida adulta” vale mais do que “um ano de infância”?

    ResponderEliminar
  3. Pode ser, mas acho que no caso foi melhor sim. Eu já nasci velha, por isso não me parece que tenha perdido um ano de infância.

    ResponderEliminar
  4. Fiz 6 anos em Junho e a escola começou em Outubro.

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo porque entre os cinco e seis anos qualquer criança cresce tão rápido. Não sei se me fiz entender!

    Beijocas

    ResponderEliminar